Câmara de Curitiba veste vermelho para homenagear o título do Athletico

por Filipi Oliveira — publicado 21/11/2021 20h11, última modificação 21/11/2021 20h11
Palácio Rio Branco ficará por 48 horas iluminado de vermelho, em alusão às cores do Athletico, que sagrou-se bicampeão da Copa Sul-Americana de futebol.
Câmara de Curitiba veste vermelho para homenagear o título do Athletico

Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara de Curitiba, está iluminado com as cores do Club Athletico Paranaense para celebrar conquista de título internacional. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu mudar a cor da iluminação do Palácio Rio Branco para homenagear o Club Athletico Paranaense, que conquistou neste sábado o bicampeonato da Copa Sul-Americana de futebol. O Furacão, como é conhecido, venceu por 1 a 0 o Bragantino Red Bull na final da competição, em partida única realizada neste sábado (20), no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Parabéns ao Athletico, bicampeão da Sul-Americana. Essa conquista internacional fortalece o futebol brasileiro, especialmente o do nosso estado. Meus cumprimentos aos atletas, a toda a equipe técnica e aos athleticanos”, escreveu em suas mídias sociais o presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (Pros).

O Palácio Rio Branco, sede do Legislativo Municipal, ficará iluminado neste domingo (21) e também na segunda-feira (22), quando o atacante do clube Nikão, autor do gol do título, receberá mais um título, desta vez o de cidadão honorário de Curitiba, por iniciativa do vice-presidente da CMC, Alexandre Leprevost (Solidariedade).

Título merecido [do Athletico]. Na próxima segunda-feira, o jogador Nikão receberá a maior honraria que a cidade pode oferecer para quem não nasceu aqui. Um exemplo dentro e fora dos campos”, escreveu Leprevost em seu Twitter. A cidadania honorária foi aprovada pelo plenário da Câmara de Curitiba no dia 10 deste mês (leia mais). A solenidade começará às 19h30 e será transmitida pelo YouTube da Câmara de Curitiba.

A primeira-secretária da Câmara, Flávia Francischini (PSL), escreveu: “Comemore, torcedor do Furacão! Parabéns ao Athletico Paranaense pelo bicampeonato da Sul-Americana, trazendo o caneco continental para o nosso estado. Motivo de orgulho para todo o Paraná e, sobretudo, para a nossa Curitiba, cidade onde nasceu e sedia seus jogos, na imponente Arena da Baixada!”.

Outros vereadores também se manifestaram, parabenizando o Athletico pelo título. “Parabéns ao Athletico e especialmente ao seu torcedor. O bi da Sul-Americana mais uma vez coloca o clube em destaque internacional. Trabalho e campanha de excelência. Título merecido.”, publicou Marcelo Fachinello (PSC), que também é cronista esportivo e trabalhou na cobertura do jogo.

Pier Petruzziello (PTB) destacou a trajetória do Athletico e o trabalho do diretor técnico do clube: “Projeto de longo prazo com resultados importantes. Paulo Autuori é diferenciado”. Pelo Instagram, João da 5 Irmãos, Herivelto Oliveira e Sidnei Toaldo também parabenizaram o Athletico pela conquista.

Iluminação
A Câmara Municipal de Curitiba
iluminou o Palácio Rio Branco de azul durante o mês de novembro para marcar a importância da prevenção ao câncer de próstata e ao diabetes. O Novembro Azul é o mês mundial de conscientização sobre as duas doenças. Sendo assim, o azul retorna à programação a partir da noite desta terça-feira (23).