Câmara de Curitiba recebe Frente de Luta pelo Transporte

por Assessoria Comunicação publicado 08/07/2013 18h15, última modificação 17/09/2021 07h04

A Câmara Municipal recebeu, nesta segunda-feira (8), representantes da Frente de Luta pelo Transporte de Curitiba. Lideranças do movimento apresentaram uma pauta de reivindicações ao presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), que inclui a diminuição da tarifa para R$ 2,60 durante os dias de semana e para R$ 1 aos domingos e feriados, por meio de projeto de lei. Também participaram da reunião os vereadores Pedro Paulo (PT), líder do prefeito, e Chico do Uberaba (PMN), integrante da CPI do Transporte Coletivo.
    
“O objetivo da reunião é dialogar e disponibilizar à Frente a estrutura da Câmara, na medida do possível”, disse Salamuni, que apresentou medidas adotadas pela Mesa Diretora para a economia de recursos. “Hoje temos absoluta independência e queremos levar a fundo a CPI. A Casa está aberta e 100% dos políticos sabem por que a população está nas ruas.” Na avaliação de Pedro Paulo, os desafios do transporte são, pela primeira vez, uma pauta nacional. “Não existe nenhum empecilho para as investigações da CPI do Transporte Coletivo. Nossa posição é de investigar, com total transparência e apoio do Executivo municipal”, completou.
    
“Semana passada foi entregue na prefeitura de Curitiba e na CPI do Transporte Coletivo o relatório da Comissão de Análise da Tarifa. O documento apresenta recomendações que possibilitam uma redução ainda maior do custo do transporte, além de demonstrar descumprimento das empresas com os contratos da Urbs”, diz o ofício da Frente, lido por Liz Góes. “A redução deve ocorrer sem o uso do subsídio público, afinal este dinheiro sai dos impostos pagos pelo contribuinte.”
    
A pauta de reivindicações inclui o passe livre estudantil subsidiado pelo Estado e a viabilização da tarifa zero. Bernardo Pilotto destacou o impacto das manifestações iniciadas em junho, o peso das isenções para o valor pago pelo usuário e o papel que a CPI do Transporte pode ter para a diminuição da tarifa técnica, mote da próxima reunião do colegiado – nesta quinta (11), a partir das 14 horas, no plenário do Legislativo da capital.
    
Também representaram a Frente de Luta pelo Transporte Alexandre Boing, Gabriel Carriconde e Letícia Camargo. O movimento promove nesta quinta, na Boca Maldita, às 13h, aula pública sobre a mobilidade urbana. A reunião foi acompanhada, ainda, pelas estudantes Gabriela Ribas e Gabriela Gonzaga, do grêmio do Colégio Marista Santa Maria.