Câmara realiza Jogo das Eleições com 95 alunos de colégios estaduais

por Pietra Hara, especial para a CMC* — publicado 27/06/2025 16h35, última modificação 30/06/2025 11h31
Iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba promoveu reflexão sobre o percurso de um candidato nas eleições com estudantes dos colégios Newton Ferreira da Costa e Santa Cândida.
Câmara realiza Jogo das Eleições com 95 alunos de colégios estaduais

A aplicação do Jogo da Eleição é realizada pela Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta semana, a Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel, setor de promoção de capacitações e visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), levou a experiência da democracia para 95 jovens com o Jogo da Eleição. Estudantes dos Colégios Estaduais Newton Ferreira da Costa e Santa Cândida, localizados nas regiões sul e norte da cidade, participaram da atividade que simula, de forma lúdica, o percurso de um candidato durante o processo eleitoral.

A dinâmica é conduzida pela Escola do Legislativo, com apoio de servidores de diversos setores da CMC. Criado pelo Instituto Mais Cidadania, o Jogo da Eleição tem como objetivo fortalecer a democracia e aproximar a população das discussões políticas, promovendo conhecimento e educação cidadã de maneira acessível e interativa. Desde o início do ano, escolas e instituições de Curitiba podem se inscrever para participar do jogo, tanto nas dependências da Câmara quanto em seus próprios espaços.

>> Ficou interessado? Inscreva a sua instituição no Jogo da Eleição!

Na última segunda-feira (23), servidores da CMC fizeram a aplicação do jogo no Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, no bairro Lindóia. A ação foi promovida pela professora Maiza da Silva Verástegui, que já organizou duas edições do Jogo da Eleição no Colégio Estadual Pedro Macedo. De acordo com a gestora da Escola do Legislativo, Débora Reis, a atividade fortalece a consciência cidadã dos jogadores. “Muitas vezes pensamos que ‘é só um voto’, mas é o nosso voto. Se abrirmos mão dele, alguém vai decidir por nós, e isso não é o ideal. O jogo nos lembra que, sim, temos importância e responsabilidade nesse processo”, ressaltou.   

Já nos dias 24 e 26 de junho, foi a vez dos alunos do Colégio Estadual Santa Cândida visitarem a Câmara para participar da atividade. Segundo o professor Klaus Max Buess, a iniciativa gera impactos positivos na formação cidadã dos estudantes. “Vocês não imaginam a diferença que estão fazendo na vida desses jovens”, afirmou.

As inscrições para a aplicação do Jogo da Eleição seguem abertas para todos os interessados. A atividade pode ser realizada tanto na sede da Câmara quanto nas próprias escolas, sempre com o objetivo de discutir, de forma engajadora e acessível, o papel da política na construção de soluções democráticas e na melhoria da sociedade. Para participar, basta preencher o formulário disponível no site da CMC

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Edição: Alex Gruba
Revisão: Ricardo Marques