Câmara de Curitiba prorroga Frente da Segurança nas Escolas

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 30/10/2023 11h40, última modificação 30/10/2023 15h33
Frente da Segurança nas Escolas continuará até 2024, com meta de visitar todas unidades da Educação. Amália Tortato assume a presidência.
Câmara de Curitiba prorroga Frente da Segurança nas Escolas

Vereadora Amália Tortato assume a presidência da Frente Parlamentar da Segurança nas Escolas. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Hoje (30), com a proposta de concluir as visitas a todas as escolas da capital, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) prorrogou por mais seis meses as atividades da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura e da Segurança das Escolas Municipais. Criada em abril deste ano, para dar continuidade às atividades da Frente do Retorno Seguro às Aulas, o grupo de vereadores já visitou 351 das 427 unidades da rede municipal de Educação.

Para o novo período, houve uma troca na liderança da frente parlamentar, com Amália Tortato (Novo) subindo da vice para a presidência do grupo, no lugar de Nori Seto (PP), que ficará com o posto antes ocupado pela vereadora. “Faltam apenas 76 unidades, entre escolas e CMEIs para chegarmos a um feito inédito”, comemorou Nori Seto, lembrando que as atividades do grupo têm sido mais demandadas, com o aumento dos casos de ataques a escolas no Brasil. “Infelizmente, a violência se tornou um problema frequente”, lamentou o parlamentar.

“Os trabalhos começaram em 2021, durante a pandemia, e a frente foi ficando, até que entendemos ser preciso mudar o nome. No começo deste ano, tivemos o ataque à escola em Blumenau [SC], quando vimos que era importante prestar atenção à infraestrutura e à segurança das escolas. A intenção é que todas as unidades da Educação sejam visitadas por ao menos um vereador nesta legislatura, para dar uma resposta aos cidadãos e cobrar da Prefeitura por aquelas que demandam mais cuidados”, completou Amália Tortato.

Além de Amália Tortato e Nori Seto, os vereadores Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Hernani (PSB), Indiara Barbosa (Novo), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Professora Josete (PT), Rodrigo Reis (União), Sargento Tânia Guerreiro (União), Sidnei Toaldo (Patriota) e Zezinho Sabará (União) são membros da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura e da Segurança das Escolas Municipais (423.00004.2023).

Como funcionam as frentes parlamentares na Câmara de Curitiba?

A criação de frentes parlamentares na CMC Curitiba foi regulamentada pelo ato 3/2013, da Comissão Executiva. Elas são grupos suprapartidários, formados por pelo menos dez vereadores, com a atuação voltada a um tema específico, e que não trazem custos adicionais para o Legislativo, pois não têm pessoal, nem servem de justificativa para despesas de viagem. As frentes parlamentares têm apenas o direito a solicitar o espaço físico do Legislativo, desde que não haja interferência nas sessões plenárias e nas reuniões de comissões. A CMC possui, no momento, 12 frentes parlamentares em exercício na atual legislatura.