Câmara de Curitiba promove um dia dedicado à mulher

por Sophia Gama e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 24/03/2022 16h50, última modificação 25/03/2022 09h46
Nesta quinta-feira (24) as vereadoras e servidoras da CMC puderam aproveitar uma programação especial feminina, em comemoração ao Mês da Mulher.
Câmara de Curitiba promove um dia dedicado à mulher

O bate-papo da manhã foi com a palestrante Sabrina Quântica, que falou sobre empoderamento feminino. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Continuando as atividades alusivas ao Mês da Mulher, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu o evento “Dia Dedicado à Mulher", que contou com uma programação especial e variada. Voltado para as mulheres da CMC, o evento foi uma iniciativa do setor de Recursos Humanos (RH) da Câmara, com apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Curitiba (SindiCâmara) e da Associação de Servidores da CMC (ASCMC). 

O evento foi realizado na quinta-feira (24), no auditório do anexo II da Câmara de Vereadores. Na parte da manhã as mulheres puderam participar de um bate-papo com café. A roda de conversa debateu o Empoderamento Feminino: O resgate do poder real, com a palestrante Sabrina Quântica.

O primeiro passo para as mulheres é olhar para si, se conhecer, aprender e reconhecer o que lhe faz feliz. Acreditar em si mesmo é a resposta. Sua busca é para os outros ou é para você? Reflita, analise. Você mulher pode qualquer coisa. Busque sair da zona de conforto”, afirmou a palestrante.

 

 

Já na parte da tarde, as participantes contaram com uma feira com várias atividades. As mulheres puderam fazer massagens; comprar roupas, cosméticos naturais, produtos orgânicos e veganos; aprender dicas sobre cuidados com o cabelo; entre outras atividades. Durante o dia também ocorreram sorteios, nos quais as participantes concorreram a brindes exclusivos.

Além disso, a Procuradoria da Mulher (ProMulher) da CMC, também convidou figuras femininas para participar do evento e promover outra roda de conversa; desta vez sobre empreendedorismo feminino. São elas: Elen Milek, psicodramatista e professora de Empreendedorismo Feminino; e Laureni Belo Ferreira, líder comunitária de Araucária, que atua com manufatura de produtos têxteis e promove curso de modista mirim para meninas de 10 a 15 anos.

É importante reforçar as figuras femininas em cargos importantes da CMC. Por exemplo, a diretora-geral da Câmara atualmente é uma mulher, funcionária de carreira da CMC. Jussana Marques é a primeira mulher no cargo na história da Casa.

Parabenizo o RH pelo evento e toda a dedicação. E ainda destaco a Amanda [Moreno], uma mulher à frente do departamento promovendo ações não só para as mulheres, mas também para todos os servidores da Casa, transformando o nosso ambiente de trabalho em um ambiente cada vez melhor. Destaco ainda a capacidade e sensibilidade das mulheres que hoje na Câmara ocupam posições de destaque, sendo um motivo de orgulho para todas nós”, disse a diretora-geral.

Já Amanda Moreno, do setor do RH e uma das organizadoras do evento, afirmou: “O RH trabalha principalmente com integração e gestão de pessoas, esse pertencimento institucional ficou muito prejudicado neste intervalo de 2 anos. A gestão de pessoas tem uma proposta muito bacana, que é integrar e unir cada vez mais os servidores. Eu acredito que o evento de hoje mostra a necessidade que cada servidor e que cada pessoa tem de fazer esse momento de trocas, e pôr um fim definitivamente nesse distanciamento social”.

O projeto do Dia Dedicado à Mulher começou em 2019 e por conta da pandemia foi interrompido por dois anos. Segundo Moreno, o objetivo é que ações como esta sejam cada vez mais constantes na Câmara. 

*Notícia elaborada pelos estudantes de Jornalismo Sophia Gama e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC

Supervisão de estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva