Câmara de Curitiba prestigia comemoração ao Dia do Carteiro

por Assessoria Comunicação publicado 26/01/2015 11h35, última modificação 28/09/2021 10h29

Na manhã desta segunda-feira (26), o presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), participou de uma solenidade em comemoração ao Dia do Carteiro na sede dos Correios no Paraná, localizada no Centro de Curitiba. Na oportunidade, o vereador ouviu as demandas da categoria e convidou os profissionais a visitarem a sede do Legislativo.

O evento contou com a presença do 1º secretário da Casa, Pedro Paulo (PT); do diretor regional dos Correios no Paraná, Areovaldo Alves de Figueiredo; do gerente regional do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos; e de representantes das unidades dos Correios de Curitiba e região metropolitana.

Em conversa com os carteiros, os parlamentares se comprometeram a buscar soluções – por meio de projetos de lei e requerimentos – para problemas antigos, como a mordedura de cães, a numeração desordenada das residências e a falta da “caixinha” dos Correios nos imóveis. “São questões que prejudicam não só o trabalho desses profissionais, como a própria população, que deixa de ser atendida”, disse Araújo.

Para o presidente, a entrega de correspondências é essencial e a melhoria na qualidade do serviço é benéfica para todos os cidadãos. Ele convidou os representantes da categoria a participarem da Tribuna Livre da Câmara de Curitiba – espaço democrático de debates que acontece nas sessões plenárias das quartas-feiras, com início às 9h.

Conforme Pedro Paulo, a tribuna é apenas uma das formas de participação popular. “As sessões plenárias, as reuniões das comissões e as audiências públicas são abertas ao público. Qualquer pessoa pode acompanhar o trabalho dos vereadores, o trabalho que é feito para a cidade”. Ele ainda defendeu a atuação transparente do Legislativo, que transmite, em tempo real, as votações em plenário pela TV Online, Rádio Online e pelo Twitter.

“Tem coisas que aprovamos lá [na Câmara] que não são do agrado e tem coisas que são do agrado [da população]. Sabemos que há interesses de minorias, de determinados grupos, na aprovação de projetos de lei. Mas estamos ali para debater aquilo que vai beneficiar a maioria da população”, finalizou Ailton Araújo.

Dia do Carteiro

Os Correios comemoram o Dia do Carteiro, anualmente, em 25 de janeiro. A data resgata a memória da criação do Correio-Mor no Brasil, em 1663. A empresa começou a funcionar como uma organização paraestatal, qualificada para receber e expedir toda a correspondência do Reino. O primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor em Portugal – nome dado à função de carteiro na época.