Câmara de Curitiba nomeia aprovados em concurso

por Marcio Alves da Silva — publicado 24/06/2020 17h01, última modificação 24/06/2020 17h01 Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
Câmara de Curitiba nomeia aprovados em concurso

28 servidores aprovados em concurso devem tomar posse no dia 8 de julho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (8) as nomeações de 26 aprovados no concurso realizado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O certame, com 15.479 inscritos, foi organizado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná e as provas aplicadas no dia dois de fevereiro deste ano. A nomeação é uma etapa anterior à posse dos servidores, que está prevista para 8 de julho. Em no máximo 15 dias após a posse, os convocados deverão iniciar suas atividades (entrar em exercício), e caso não o façam serão exonerados.

Por meio do  Edital 1/2020, publicado no último dia 21, a CMC convocou 28 aprovados, sendo 18 técnicos administrativos, 4 analistas legislativos, 5 procuradores jurídicos e 1 redator. Como duas pessoas não manifestaram interesse em assumir os cargos, foi publicado no último dia cinco (edição 105 do DOM, página 28) o Edital 2/2020, com mais duas convocações: uma para o cargo de redator e outra para o de técnico administrativo. Estes últimos convocados têm prazo até o próximo dia 18 para a entrega dos documentos. Em função da pandemia da Covid-19, toda a comprovação documental está sendo feita de maneira digital.

O Edital 1/2019, que iniciou o processo, foi publicado em cinco de novembro e prevê o preenchimento de 37 cargos ao todo; portanto restam 11 aprovados a serem convocados. O concurso é válido por dois anos, a contar de 27 de março, data em que os resultados finais foram homologados; e pode ser prorrogado por igual período, nos termos do inciso III do art. 37 da Constituição Federal. Segundo Amanda Moreno, diretora de Administração e Recursos Humanos, novos chamamentos de aprovados serão realizados conforme a demanda da instituição, considerados os prazos legais.

Quadro em aberto
O chamamento dos aprovados, mesmo neste momento de pandemia, é justificado por Everton Beckert, diretor do Departamento de Administração e Finanças da CMC e membro da comissão que supervisionou o concurso. “Apesar deste cenário, a Câmara Municipal não parou. Ainda que em ambiente remoto, estamos tendo sessões plenárias, com debates e votações, reuniões de comissões e com a sociedade; e os serviços administrativos também continuam dentro da normalidade”.

O gestor acrescenta que quase metade do quadro de servidores efetivos estava em aberto e que estas vagas precisavam ser repostas, inclusive por cobrança do Ministério Público do Paraná. “Nos últimos dois anos, tivemos 22 servidores que se aposentaram. Sabemos, ainda, que em 2020 e no ano que vem, mais 32 vão completar os critérios para pedir aposentadoria”, reforçou. 

“Os chamamentos realizados agora são para áreas de extrema necessidade, conforme demonstra estudo realizado junto às diretorias da Casa, justamente para não precisar chamar todos os aprovados neste primeiro momento. É aquilo que não tinha como abrir mão, que é realmente essencial”, concluiu.

Contador
O único cargo que não foi homologado foi o de contador. Isso porque o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná anulou a questão discursiva, realizada pelos candidatos classificados na prova teórica. Segundo o edital, assinado pelo presidente Sabino Picolo (DEM), a questão será reformulada e reaplicada a estes candidatos, com data e local ainda a serem divulgados pelo NC-UFPR.

A questão anulada consistia em elaborar um parecer sobre uma situação hipotética acerca do orçamento público. Porém, os aspectos legais que deveriam ser considerados para este parecer não estavam elencados no programa de prova “configurando, assim, a existência de vício insanável que inviabiliza a avaliação dos candidatos para o desempenho das funções inerentes ao cargo”, diz o edital.

Consulte aqui outras informações sobre o concurso público.