Câmara de Curitiba homenageou profissionais no Dia Mundial da Saúde

por Maria Elvira Monteiro*, especial para a CMC | Edição: José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/04/2024 10h35, última modificação 11/04/2024 11h51
Nove Votos de Congratulações e Aplausos foram entregues em plenário pela Câmara de Curitiba nesta semana, além de duas indicações a prêmios municipais.
Câmara de Curitiba homenageou profissionais no Dia Mundial da Saúde

Cinco profissionais foram homenageados pela CMC no Dia Mundial da Saúde. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Hoje o direito à vida tem necessariamente a ver com o acesso desses conhecimentos, de um socorrista, de uma enfermeira em uma UTI, ou um simples procedimento de verificação de pressão em um pronto atendimento”, justificou Angelo Vanhoni (PT), na segunda-feira (8), ao escolher cinco profissionais da Saúde para homenagear, em plenário, com Votos de Congratulações e Aplausos, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, comemorado na véspera (7).

Foram homenageados o socorrista da Ecco Salva Emerson Geraldo Vasco (077.00217.2024), a técnica de enfermagem do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Justina Inez Melo Santos (077.00218.2024), a integrante do Fórum Estadual de Enfermagem Benedita Santos dos Santos (077.00219.2024), o enfermeiro do Hospital de Clínica da UFPR (HC-UFPR) Raimundo Nonato Lima de Sá Barreto (077.00220.2024) e a supervisora de Enfermagem do HC-UFPR Rossana Venância França (077.00221.2024). “Esses profissionais atuam na linha de frente da Saúde, são fundamentais para a comunidade”, disse Vanhoni.

Durante a semana, nove Votos de Congratulações e Aplausos foram entregues no plenário da Câmara de Curitiba, além de duas indicações a prêmios municipais, para homenageados que não puderam receber os títulos durante as sessões solenes realizadas pela CMC para a entrega das honrarias. As entregas podem ser vistas nas transmissões ao vivo das sessões plenárias, no canal da CMC no YouTube, e as indicações estão disponíveis no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

Futebol americano: dono da Triplay Transmissões recebe homenagem

O vereador Dalton Borba (Solidariedade) entregou o diploma do Prêmio Mérito Esportivo, nesta segunda-feira (8), a Valdomiro Cirino Da Silva Junior. Mais conhecido como Valdô Júnior, ele passou pelos clubes Athletico Paranaense, Paraná Clube e Coritiba, mas, desde 2012, se dedica ao futebol americano, onde fundou o primeiro time da capital, o “Brown Spiders”.

“Valdô Júnior encerrou sua carreira como atleta em 2016 e foi convidado para o cargo de Diretor de Comunicação da Federação Paranaense de Futebol Americano. Aí ele começou a narrar os jogos, tornando-se efetivamente comentarista em 2018, graças a uma parceria da RIC com a federação”, explicou Borba. Em 2022, fundou a Triplay Transmissões, empresa especializada em futebol americano, onde é comentarista, narrador e também opera as transmissões esportivas (024.00015.2023).

Dono de curso para preparação de líderes recebe prêmio

O empresário Jeziel Rosa recebeu das mãos da vereadora Noemia Rocha (MDB), na segunda-feira (8), o prêmio Consagração Pública Municipal pelo seu trabalho à frente da TSV Treinamentos (022.00030.2023). A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na noite do dia 2 de abril, em uma sessão solene, no Palácio Rio Branco, mas a parlamentar estava doente na ocasião, por isso optou pela entrega em plenário nesta semana.

“Os treinamentos presenciais e on-line, além das palestras, já alcançaram milhares de pessoas no Brasil e no exterior, que buscam sair do comodismo, da procrastinação e da falta de bons resultados, levando-as a alcançar o sucesso e alçar novos voos e em tempo recorde”, diz Noemia Rocha, na justificativa da indicação. Ela destacou que o foco da empresa é treinamento em vendas, preparação de líderes e gestão de equipes. “Uma venda de sucesso é composta por centenas de detalhes”, repetiu.

Casal de empresários de Curitiba recebe homenagem do Legislativo

Na quarta-feira (10), Marcos Canan e sua esposa Estela receberam Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara de Curitiba, por iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP). O parlamentar os parabenizou pelo sucesso da empresa Bull Prime, há dez anos no mercado de carnes, “que é uma marca consolidada, gerando mais de 100 empregos diretos”. “Para nós, na CMC, é importante homenagear empresários dos mais diferentes ramos da cidade" (077.00771.2023).

Petruzziello explicou que a Bull Prime conta com quatro filiais nos bairros do Ecoville, Seminário, Cabral e Batel, além de unidades em cidades catarinenses “sempre na busca por inovações no mercado de carnes”. “Eu sou defensor do lucro honesto, para aqueles que trabalham na ponta, que fiquem ricos! Porque parece que ter dinheiro nesse país é uma questão de vergonha, quando deveria ser o contrário. Quem gera emprego tem direito a ter bens e a construírem suas vidas”, comentou o autor da homenagem.

Policiais são homenageados após salvarem a vida de bebê 

“Homenageamos hoje esses dois soldados por seu ato heroico e dedicação exemplar”, discursou, nesta quarta-feira (10), o vereador Sidnei Toaldo (PRD). Ele se referia aos soldados Breno Augusto Souza Barbieri (077.00184.2024) e Vinicius Dall Ago Camargo (077.0183.2024), da 5º Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, que salvaram da morte um bebê, no dia 16 de março. “Eles demonstraram comprometimento com a segurança e o bem-estar da comunidade”, disse Toaldo, justificando a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos. 

Os policiais estavam no bairro Prado Velho quando foram abordados, na viatura, pela irmã do bebê, pedindo socorro. “Com precisão e determinação, os soldados trabalharam na famosa Manobra de Heimlich [desengasgo] até que o bebê voltasse a respirar. Que este ato possa inspirar a todos, destacando o cuidado com o próximo e a importância da dedicação com o serviço público”, elogiou Sidnei Toaldo. “Esses são profissionais que arriscam suas vidas para proteger as nossas, para diariamente tornarem Curitiba um lugar mais seguro para toda a população”, agradeceu.

Casal de policiais salva motociclista no dia do casamento e recebe homenagem

Finalizando a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos na quarta-feira (10), Alexandre Leprevost (União) homenageou o casal Caroline Pompeu Schwantes e Victor Henrique Hipólito Schwantes, ambos policias militares, por ter socorrido a vítima de um acidente de trânsito no dia do seu casamento civil (077.00863.2023). “Que eles sigam servindo à população com honra e dedicação, sendo exemplo para toda a corporação!”, parabenizou o vereador. O fato ocorreu no ano passado, no dia 15 de dezembro, no Contorno Sul.

“Eles se dirigiam para a comemoração do matrimônio no bairro Cidade Industrial de Curitiba, porém no Contorno Sul, foram testemunhas de um acidente motociclístico. Ao ver a gravidade da situação, pararam o veículo para prestar atendimento à vítima, André Bordignon. A militar, mesmo vestida de noiva, deu início aos procedimentos de reanimação cardiorrespiratória após verificar os sinais vitais da vítima, enquanto Victor auxiliou contendo o fluxo de trânsito, garantindo viabilidade para a chegada da ambulância, após encaminhamento hospitalar”, relatou Leprevost.

Votos de Congratulações e Aplausos são aprovados pelos vereadores

Novas indicações para o reconhecimento dos Votos de Congratulações e Aplausos foram aprovadas pelos vereadores durante esta semana. Na segunda- feira (8), Herivelto Oliveira (Cidadania) sugeriu a concessão da homenagem a Tiago Chico (077.00212.2024), responsável pela criação do Vale do Pinhão, “que sempre está envolvido com as questões de tecnologia da cidade”. Também ao Jornal do Rebouças, primeiro jornal a implantar na cidade a realidade aumentada (077.00213.2024), “iniciativas como essas valorizam mais os jornais de bairro”, justifica o vereador. 

A CMC também aprovou a entrega de Votos de Congratulações e Aplausos aos organizadores da Zombie Walk CWB, realizada anualmente, na cidade, durante o período de Carnaval. O autor, Rodrigo Reis (PL), justificou que a festa “tem o nosso respeito e incentivo” e os organizadores promovem a inclusão social, integração de comunidades, o lazer e a cultura (077.00214.2024).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Maria Elvira Monteiro*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques