Câmara de Curitiba homenageia presidente da Solumedi na terça-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/05/2024 15h00, última modificação 06/05/2024 16h34
Empresária Thaty Gimenez receberá o título de Cidadã Honorária de Curitiba.
Câmara de Curitiba homenageia presidente da Solumedi na terça-feira

As Cidadanias Honorárias são entregues em solenidades no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima terça-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) presta homenagem à empresária Tatiane Leticia Gimenez da Silva. Ela se tornará Cidadã Honorária de Curitiba, a maior honraria que o Legislativo pode conceder a pessoas não nascidas na capital paranaense. A sessão solene será entregue às 19h30, no Palácio Rio Branco, com transmissão pelo YouTube.

A iniciativa é do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), autor da homenagem. A entrega do título reconhece o trabalho de Thaty Gimenez, como é conhecida, à frente das empresas Solumedi, de agendamento médico para quem não tem plano de saúde; e Pelle de Ju, do mercado da beleza, com foco em bronzeamento artificial. Ela é natural de Campo Mourão (PR) e se mudou para Curitiba em 1979, quando tinha apenas um ano de idade. 

Vendia geladinhos na região do Boqueirão. Na adolescência, arrumou emprego de panfleteira e hoje é empresária de sucesso, que realiza um importante trabalho social, além de ser palestrante sobre empreendedorismo”, elogiou Márcio Barros em plenário, quando defendeu a aprovação da Cidadania Honorária à empresária. “A Solumedi tem mais de 100 franquias em todo o Brasil”, destacou o parlamentar. O decreto legislativo 04/2024, que deu origem à homenagem foi aprovado em três votações, nos dias 08, 09 e 16 de abril. 

Reconhecida por sua caridade e determinação, Thaty dedica-se a fazer a diferença na vida dos necessitados. Semanalmente, contribui com sua igreja e realiza entregas noturnas de refeições no centro da cidade. Seu legado de superação e sucesso poderia facilmente inspirar milhares, transformando a história de sua vida em um livro de referência para aqueles que aspiram à vitória”, registrou Márcio Barros, na justificativa do projeto de decreto legislativo (115.00015.2023). 

O título de Cidadania Honorária de Curitiba é a maior homenagem que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A solenidade que marca a homenagem à empresária Thaty Gimenez será na terça-feira, 14 de maio, às 19h30. O evento foi agendado pelo plenário no dia 22 de abril (061.00048.2024).

Movimento Legendários será homenageado no dia 15

O movimento Legendários será destacado em outra solenidade que acontece na próxima semana. A sessão solene foi agendada pelo vereador Professor Euler (MDB). Presente em 70 cidades, espalhadas por 13 países, incluindo Curitiba, este movimento busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial.

Segundo o vereador, no mundo, são quase 60 mil homens impactados pelo movimento. O Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas, com quase 11 mil membros, ficando atrás apenas da Guatemala, que tem cerca de 13 mil legendários. Os dados estão disponíveis no site dos Legendários. "O Legendários não é um movimento político ou partidário. Também não é diretamente ligado a nenhuma igreja, ainda que tenha a religiosidade e a fé cristã como pilares inabaláveis. O grito de guerra dos Legendários, AHU, é composto pelas letras iniciais de Amor, Honra e Unidade, valores fortemente cultivados pelos membros do movimento", conta Euler.

Recentemente, o parlamentar participou do evento 703 dos Legendários (entre os dias 01 e 04 de maio). "É preciso dar ainda mais visibilidade aos trabalhos realizados pelos Legendários, visto que buscam uma transformação positiva da sociedade. Por este motivo, fiz questão de solicitar a realização desta sessão solene. Pelo engajamento dos Legendários, não tenho dúvida de que será uma das maiores sessões solenes já vistas na Câmara Municipal de Curitiba", justifica. 

A solenidade será realizada na quarta-feira (15), às 19h30, no Palácio Rio Branco. O requerimento que agendou a solene foi aprovado pelo plenário em 02 de abril (061.00036.2024).

Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A
s solenidades da Câmara Municipal são transmitidas pelas redes sociais: no YouTube e no Facebook. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.