Câmara de Curitiba dá posse a técnico administrativo

por Marcio Silva | Revisão: Ricardo Marques — publicado 18/03/2024 16h05, última modificação 18/03/2024 16h04
Aprovado em concurso público, o novo servidor vai reforçar a equipe da Escola do Legislativo.
Câmara de Curitiba dá posse a técnico administrativo

Posse dá sequência à recomposição do quadro funcional da CMC, especialmente em função do número de aposentadorias nos últimos anos. (Foto: Pedro Vieira/Divulgação)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu posse, nesta segunda-feira (18), a mais um técnico administrativo. Ele foi aprovado no concurso público realizado pela instituição em 2019 (Edital 1/2019), que terá seu prazo de validade expirado no final deste mês. A cerimônia foi realizada na sala de reuniões da presidência, na presença do vereador Osias Moraes (Republicanos), primeiro-secretário da Mesa Diretora, além de diretores da instituição.

Após dar as boas-vindas ao novo servidor, o parlamentar realizou a leitura do termo de posse, que foi assinado por ambos. No documento, o empossado confirma sua aceitação das atribuições, deveres e responsabilidades do cargo. Osias Moraes afirmou que a atual composição da Mesa tem entre seus objetivos realizar uma gestão humanizada, além de garantir boas condições de trabalho a todos os servidores e servidoras.

Posse servidor 18/03/2024“Desejo todo sucesso na sua trajetória”, completou Moraes, que também comentou sobre a importância de se construir um bom ambiente de trabalho, visto que, tanto vereadores quanto servidores, muitas vezes, passam mais tempo no Poder Legislativo do que na própria casa, e que a Câmara acaba sendo vista como uma “segunda casa”. “Que você possa ter essa sensação e, além de trabalhar, fazer amigos e se integrar a essa família”, concluiu.

Convocado por meio do Edital 66/2024, entrou em exercício hoje o técnico administrativo Marco Aurélio Fernandes. Logo após a cerimônia, o técnico conheceu a estrutura da Casa e participou de uma integração realizada pela Escola do Legislativo, justamente o órgão que ele vai reforçar a equipe.

Participaram da solenidade o diretor-geral da Câmara de Curitiba, Glauco Machado Requião; a diretora de Gestão de Recursos Humanos, Larissa Carrera Baginski; a gestora da Escola do Legislativo, Débora Reis de Lima; o servidor da DGRH, Hamilton Júnior, que também preside a Associação de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC); e Ana Both, também da equipe da DGRH.

O que é a posse?

A posse, que é um procedimento previsto no Estatuto do Servidor da Câmara Municipal, é o ato expresso de aceitação das atribuições, deveres e responsabilidades do cargo, formalizado com a assinatura de termo escrito, por meio físico ou digital, pelo empossado e pela autoridade competente.

O concurso

O certame, com 15.479 inscritos, foi organizado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná. O Edital 1/2019, que iniciou o processo, foi publicado em 5 de novembro e previa o preenchimento de 37 cargos. Com validade inicial de dois anos, o concurso teve sua validade prorrogada por mais dois anos, nos termos do inciso III do art. 37 da Constituição Federal. A prorrogação foi oficializada por meio do Edital 1/2022. Conforme o documento, a homologação parcial foi feita em 27/03/2020, portanto a expiração do prazo inicial se deu em 27/03/2022. Esse último Edital prorrogou o prazo de validade do certame por mais dois anos, a partir de 27/03/2022.

Para mais informações sobre o concurso público, clique AQUI.