Câmara de Curitiba bateu recorde de audiência online em 2022

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 03/02/2023 07h30, última modificação 03/02/2023 16h16
Audiência da página da Câmara na internet pulou de 198 mil usuários para 526 mil, um aumento de 164%. CMC segue mais popular entre as capitais no TikTok.
Câmara de Curitiba bateu recorde de audiência online em 2022

Cobertura do resultado das eleições em 2022 registrou o pico de acessos do ano ao site da CMC. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O número de usuários que visitaram o portal da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no ano passado quase triplicou, pulando de 198 mil para 526 mil na comparação entre 2021 e 2022. Além do expressivo salto de 164% na audiência online, a plataforma Google Analytics registrou que dobrou o número de vezes em que os internautas visitaram a página da CMC na internet e que subiu 49% a quantidade de cliques dentro do site, com o Legislativo quebrando, pela primeira vez, a marca de 1,4 milhão de visualizações.

Principal canal de comunicação dos vereadores com a população, o portal da CMC também congrega diversas funções de transparência pública, como o acesso aos dados financeiros, ao formulário para pedidos via Lei de Acesso à Informação, à interface de diálogo com a Ouvidoria do Legislativo e ao Sistema de Proposições Legislativas, além dos links diretos para as redes sociais da Câmara de Curitiba e para as notícias produzidas pela Diretoria de Comunicação – mais de 1.600 no ano, atingindo a média de 6 por dia útil.

A divulgação oficial da CMC repercutiu na imprensa local e nacional, resultando em mais de 21 mil inserções monitoradas por empresa especializada em clipping de tevês, rádios e jornais. Desse conteúdo, 70% foi classificado como tendo valência positiva, confirmando que a imprensa reconhece o trabalho parlamentar feito em Curitiba. Hoje, a Diretoria de Comunicação Social se comunica com 130 jornalistas da capital via WhatsApp, em um grupo dedicado à cobertura do Legislativo.

Além das métricas recordes, o comportamento da audiência digital da CMC também mudou positivamente. Se em 2021 as páginas mais acessadas foram aquelas com dados dos vereadores, agora em 2022 as notícias foram as mais clicadas. Há dois anos, apenas 28% das visitas foram originadas em buscas no Google, enquanto neste ano o número saltou para 94%, mostrando como a Câmara de Curitiba se tornou muito mais relevante na internet, na base da credibilidade.

Famosa no TikTok
A Câmara de Curitiba terminou o ano de 2022 com 53 mil seguidores nas suas redes sociais – despontando como a mais “famosa” dos legislativos municipais no TikTok (5,9 mil seguidores, 1ª no ranking nacional das câmaras municipais das capitais brasileiras) e com boas posições no Flickr (172, 2ª), Twitter (15 mil, 5ª), YouTube (8,3 mil, 5ª), Instagram (12,2 mil, 8ª) e Facebook (12 mil, 10ª).