Câmara de Curitiba anuncia programa de estágio para pessoas com TEA

por Pietra Hara, especial para a CMC* — publicado 11/04/2025 17h50, última modificação 14/04/2025 08h42
Iniciativa de contratar jovens com TEA, da Diretoria de Recursos Humanos da Câmara de Curitiba, tem como objetivo tornar a instituição mais inclusiva.
Câmara de Curitiba anuncia programa de estágio para pessoas com TEA

Novidade foi anunciada durante palestra sobre pessoas com deficiência. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) dará início, no próximo mês, a um programa de estágio voltado exclusivamente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida, que iniciará no próximo mês, faz parte de uma série de ações da Diretoria de Recursos Humanos (DGRH) para tornar a instituição mais inclusiva e foi divulgada durante a palestra “Pessoa com deficiência – Conceitos e boas práticas de atendimento” da última quarta-feira (9).

O anúncio foi feito por Liege da Fonseca, chefe do Setor de Gestão de Pessoas da Câmara dos Vereadores. De acordo com a servidora, o projeto surge da necessidade de promover a inclusão de forma estruturada e eficaz no ambiente legislativo, com foco na preparação profissional dos estagiários. “A ideia não é apenas inserir pessoas com deficiência na instituição, mas capacitá-las para o mercado de trabalho”, afirmou. 

O programa, que começará inicialmente com a contratação de dez estagiários autistas, contará com acompanhamento mensal de uma equipe de apoio, incluindo psicólogos e uma terapeuta integrativa — que também é autista e já atua na Câmara. Além de preparar os estagiários, os gabinetes que optarem por recebê-los também passarão por uma capacitação específica sobre o TEA. A formação vai abordar as potencialidades, os desafios e as adaptações necessárias para garantir um ambiente de trabalho acessível e respeitoso. 

Liege da Fonseca destacou que o programa será um projeto piloto, mas a expectativa é que os resultados positivos abram caminho para a inclusão de pessoas com outras deficiências futuramente. A abertura oficial do programa será divulgada nos próximos dias. Vereadores e gabinetes interessados em participar podem procurar o setor de Gestão de Pessoas para mais informações. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr 
Revisão: Ricardo Marques