Câmara de Curitiba abre licitação para aquisição de móveis de escritório

por Claudia Krüger — última modificação 22/07/2021 17h34
Cadeiras e mesas de diferentes setores do Legislativo estão quebradas, rasgadas ou depreciadas; compra será por registro de preço, que possibilita a aquisição apenas do necessário e não a quantidade máxima prevista
Câmara de Curitiba abre licitação para aquisição de móveis de escritório

Novo mobiliário vai repor equipamentos antigos e danificados para os 38 gabinetes parlamentares e mais 120 salas administrativas. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) publicou edital de pregão eletrônico, no sistema de registro de preços, para a aquisição, montagem e instalação de mobiliário de escritório para as dependências da Casa. Os interessados podem encaminhar suas propostas até as 8h30 da próxima segunda-feira (26). A abertura da sessão pública será às 9h. O certame se dará na modalidade menor preço global por lote, conforme as especificações do edital 3/2021. O processo será realizado pelo portal de licitações do Banco do Brasil. 

É prevista a aquisição de cadeiras para escritório e para recepções, cabines de reuniões, mesas, armários e estações de trabalho. O preço global máximo da disputa será de R$ 2.742.470,05. Com duração de 12 meses, o contrato prevê a compra e o pagamento dos equipamentos conforme a demanda da administração do Legislativo. Ou seja, a Câmara não é obrigada a adquirir a quantidade máxima informada no edital, mas apenas aquilo que for necessário.


Nos últimos 12 anos, as compras de mobiliário foram feitas pontualmente pela instituição, visando à aquisição de móveis para espaços específicos, sempre em pequena quantidades. Desta vez, os equipamentos previstos no pregão 3/2021 devem servir aos 38 gabinetes parlamentares e mais 120 salas administrativas. Recentemente a Câmara de Curitiba também reformou um de seus prédios anexos, o qual abriga 10 setores administrativos e legislativos da Casa, exigindo, assim, novo mobiliário. 

A modalidade de registro de preços também foi escolhida devido ao estudo da administração da Casa para a possibilidade de ser institucionalizado o home office, conforme avaliação do melhor modelo que possa ser utilizado. Dessa forma, a necessidade de mobiliário de escritório pode variar de acordo com a demanda por espaço físico de trabalho. 

As aquisições devem atender ainda às necessidades levantadas por estudo ergonômico contratado pelo Legislativo, a fim de avaliar as condições do ambiente laboral dos servidores e do atendimento ao público. A administração argumenta que a instituição busca seguir diretrizes de ergonomia no trabalho, a partir de projeto de adequação, para diminuir possíveis adoecimentos dos trabalhadores. 

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Em seu compromisso com a transparência, a Câmara Municipal publica notícias de seus processos licitatórios desde 2015. A iniciativa facilita o acesso às informações pela população e o acompanhamento dos gastos públicos. Também amplia o alcance da informação, permitindo que mais prestadores de serviço fiquem sabendo das contratações e possam participar das concorrências. Além disso, as licitações presenciais são transmitidas ao vivo pelo YouTube, em canal exclusivo para a divulgação dos certames.