Câmara de Curitiba homenageia artista plástico Toto Lopes

por Cintia Garcia*, especial para a CMC — publicado 12/02/2026 10h15, última modificação 12/02/2026 10h24
Vereadores de Curitiba entregaram, nesta semana, cinco Votos de Congratulações, para destaques em diferentes áreas.
Câmara de Curitiba homenageia artista plástico Toto Lopes

Vereadora Meri Martins entregou diploma de Congratulações para Toto Lopes, autor de obras como "Beija-flor" e "Acaé Azul". (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou a entrega de diplomas de Votos de Congratulações e Aplausos em Plenário a destaques da capital paranaense em diferentes áreas. Na sessão desta segunda-feira (9), por exemplo, a vereadora Meri Martins (Republicanos) aproveitou a fala no pequeno expediente para homenagear o artista plástico paranaense Tanielton Lopes Pereira, mais conhecido como Toto Lopes, pela contribuição ao cenário artístico e cultural e pelo protagonismo em trabalhos sociais. "Atuando de forma assídua no campo das artes plásticas, em projetos culturais e em iniciativas sociais, consolidou-se como referência pela criatividade, dedicação e impacto positivo de suas ações na comunidade", enalteceu a parlamentar. 

Toto Lopes, além de artista plástico, é produtor cultural, professor e empresário, criador da empresa Toto Artes - Soluções Artísticas. Ele é autor de peças como "Beija-flor", enviada para Londres, na Inglaterra, e "Acaé Azul", que integra o acervo artístico do Palácio Iguaçu, do Governo do Paraná, entre outras obras relevantes. Como voluntário, atuou em diversos espaços, como o Hospital Infantil Waldemar Monastier, o Projeto Esperança e o Instituto Purunã, e coordena iniciativas como o Projeto Eco-Natal, que já contou com a participação de mais de 5 mil crianças. “Ele também é fruto de um projeto social que fez a diferença em sua vida e, em retribuição, busca alcançar outras pessoas, como crianças, idosos e até mesmo catadores de recicláveis”, finalizou Martins (077.01074.2025).

Delegada Tathiana Guzella e seus homenageadosTambém nesta segunda, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) entregou o certificado de Congratulações à Transporte Coletivo Glória, em reconhecimento aos serviços prestados à população. “A empresa tem demonstrado compromisso contínuo com a qualidade do serviço, a eficiência operacional e o respeito aos passageiros”, afirmou.

Durante o discurso, Guzella destacou a trajetória do grupo de empresários responsáveis pela fundação da empresa, criada por Davi Domingues e seus irmãos. “São 69 anos de existência plena, de sucesso, com altos e baixos, vivendo momentos de auge e desafios”, pontuou. “Hoje são 1.774 famílias sendo sustentadas pela Transporte Coletivo Glória, essa trajetória muitas vezes passa invisível pelos sindicatos e pela sociedade”, acrescentou a vereadora. O diploma foi entregue aos empresários Marco Antônio e Luciano Gulin, acompanhados de colaboradores da empresa (077.01070.2025).

Conselheira mais antiga do Furacão é aplaudida em Plenário

joão da 5 irmãosJá na sessão desta quarta-feira (11), o vereador João da 5 Irmãos (MDB) prestou homenagem à conselheira mais antiga em atividade do Club Athletico Paranaense, Clara Christina Pompeo Guimarães. Clarinha, como é conhecida, também participa do Conselho Deliberativo desde 1996. “Ela é uma mulher cuja história se entrelaça profundamente com a trajetória do clube", disse o autor dos Votos de Congratulações.

Aos 71 anos, Clarinha também é conselheira da Fundação Athletico Paranaense (Funcap), entidade da qual participou da criação e onde exerce, atualmente, o cargo de secretária dos membros honorários, sendo a única mulher a ocupar a função. “É uma trajetória de lealdade, compromisso e amor ao clube”, finalizou João da 5 Irmãos. Estiveram presentes em Plenário o diretor executivo da Funcap e também do Club Athletico Paranaense, Mauro Holzmann; o conselheiro Rodrigo Dziedzick; a secretária executiva do Club Athletico Paranaense, Fabiana Ferreira de Souza Martins; a assessora do deputado Pedro Paulo Bazana, Lucilene Marques; a administradora e psicóloga Lydia Maria Lacerda Carneiro; e o sobrinho da homenageada, Carlos Alberto Guimarães Amaral (077.00947.2025). 

Bar e restaurante Titia e o Galo é prestigiado na Câmara de Curitiba 

rodrigo marcialO bar e restaurante Titia e o Galo foi homenageado, na sequência, em comemoração ao primeiro ano de atividades. "Que a gente tenha a possibilidade de parabenizar pelo segundo, quinto, décimo aniversário e que seja cada vez maior a estrutura do restaurante", declarou o autor das felicitações, o vereador Rodrigo Marcial (Novo). 

O parlamentar explicou que o Titia e o Galo foi criado por Thea, conhecida como Titia, a partir de sua experiência na culinária caseira. Localizado na Alameda Prudente de Moraes, o estabelecimento também conta com a participação de Brenno, filho da fundadora. O responsável pelos Votos de Congratulações disse que, no primeiro ano de funcionamento, o restaurante "não apenas conquistou o público pela qualidade gastronômica e pelo atendimento humanizado, mas também contribuiu para o desenvolvimento econômico local" (077.00940.2025). 

Grupo Guerra Drivers é parabenizado pela contribuição à segurança

Delegada Tathiana Guzella e seus homenageados1Para fechar as entregas desta quarta, a vereadora Delegada Tathiana Guzella homenageou o Grupo Guerra Drivers, que reúne mais de 16 mil motoristas de aplicativos. Ela destacou que os membros do grupo atuam como uma "irmandade, onde um protege o outro" e elogiou "o trabalho que esses heróis fazem todos os dias em Curitiba”.

Guzella explicou que o grupo foi fundado em 2017, por Sérgio Guerra, com o objetivo de ampliar a segurança da categoria, pós o registro de 27 casos de roubos envolvendo motoristas de aplicativos naquele ano. A iniciativa conta com um sistema de monitoramento que permite à Polícia Militar e à Guarda Municipal acompanharem ocorrências em tempo real. O diploma foi entregue ao fundador do grupo, Sérgio Guerra, que esteve em Plenário acompanhado de familiares e motoristas de aplicativos (077.00984.2025). 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
Revisão: Ricardo Marques