Câmara homenageia atletas curitibanos da Seleção Brasileira de Beisebol Infantil

por Julia Yamane*, especial para CMC — publicado 01/07/2025 12h55, última modificação 01/07/2025 13h35
Câmara de Curitiba também celebrou a Anpur, o Restaurante Costelão 1500 e o Negras Aroeiras Instituto.
Câmara homenageia atletas curitibanos da Seleção Brasileira de Beisebol Infantil

Atletas convocados para as Seleções Brasileira de Beisebol Infantil Masculina e Feminina receberam Votos de Congratulações de Nori Seto. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O pequeno expediente da sessão desta segunda-feira (30), a última do primeiro semestre de 2025 na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), registrou quatro entregas de homenagens. Nori Seto (PP), por exemplo, concedeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos aos atletas curitibanos convocados para fazer parte da Seleção Brasileira Masculina e Feminina de Beisebol infantil na disputa do 43° Boys Nankyu Baseball World Championship. O evento ocorrerá em Edogawa, Tóquio, no Japão, entre os dias 25 e 28 de julho. “O campeonato é um dos mais tradicionais do segmento e conta com participantes de vários países, com idades entre 11 e 12 anos”, observou o parlamentar. 

Seto também avaliou que a convocação dos atletas locais representa não apenas uma vitória esportiva, mas também o reconhecimento do trabalho de formação realizado por clubes da capital paranaense. As convocadas para representar o Brasil na Seleção Feminina são as jogadoras Isabella Hiegata, Larissa Nakata e Maria Clara Cabral, do Nikkei Clube; assim como Julia Karakazu, do Central Glória. Da Seleção Masculina, os atletas homenageados são Felipe Sanada, do Clube Pinheiros; e Pedro José Hoshiguti de Souza e Victor Nakata, ambos do Nikkei Curitiba (077.00338.2025 e 077.00435.2025).

Anpur e XXI Encontro Nacional da Enampur são homenageados

Os primeiros Votos de Congratulações e Aplausos da sessão desta segunda foram entregues pelas vereadoras Vanda de Assis (PT) e Laís Leão (PDT). Elas homenagearam a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) e também a realização do XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Enanpur), evento realizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, entre 19 e 23 de maio.

Assis explicou que a Anpur foi fundada em 1983, não possui fins lucrativos e "tem exercido papel central na consolidação e no fortalecimento do campo científico dos estudos urbanos e regionais no Brasil”. A entidade, prosseguiu a vereadora, envolve áreas como arquitetura e urbanismo, geografia, ciências sociais, economia, administração pública e desenvolvimento regional. Ela conta atualmente com 72 instituições associadas, de todas as regiões do país. Vanda de Assis e Laís Leão realizaram a entrega dos diplomas à arquiteta e urbanista Leticia Nerone Gadens, professora da UFPR (077.00335.2025 e 077.00336.2025).

Restaurante Costelão 1500 recebe Votos de Congratulações

Fernando Klinger (PL) aproveitou o pequeno expediente para homenagear os 30 anos de atividades do Costelão 1500, localizado no bairro Bom Retiro. O vereador pontuou que o restaurante tem se destacado, ao longo dos anos, “pela excelência na gastronomia, tornando-se referência na cidade quando o assunto é costela assada, churrasco e culinária típica”, afirmou. O parlamentar ainda frisou a contribuição do estabelecimento para a valorização da cultura local e para economia da região

Na saudação ao sócio-fundador do Costelão 1500, Geraldo Brommelstroet, Klinger também pontuou que "não é fácil ser empresário nos dias de hoje". "Se fosse aconselhar algo para marcar a vida dele, eu diria pra escrever um livro, porque para ser empresário, [...] um livro vale a pena para recordar esses momentos. Momentos difíceis, mas também momentos que refletem o sucesso do empreendimento”, complementou o responsável pelos Votos de Congratulações e Aplausos entregues na sessão desta segunda (077.00089.2025).

Entidade Negras Aroeiras é celebrada na CMC

Para fechar as entregas de homenagens em plenário no primeiro semestre da 19ª legislatura, Professora Angela (PSOL) ressaltou a atuação do Negras Aroeiras Instituto Paranaense de Diálogos, Defesa e Comunicação para Mulheres Negras Lésbicas e Bissexuais. A vereadora explicou a entidade foi fundada em 2023 e, assim como a árvore que inspira seu nome, "é conhecida pela sua forçaflexibilidade e capacidade de cura”.

Alguns dos focos das ações do Negras Aroeiras são o combate à lesbofobia, à bifobia e à transfobia; a promoção do feminismo negro; a garantia da justiça sexual e reprodutiva; o enfrentamento do racismo; e a promoção da igualdade racial. “A atuação do Negras Aroeiras Instituto é de suma importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A instituição tem desempenhado um papel fundamental no empoderamento de mulheres negras LBTs, garantindo-lhes voz e visibilidade”, congratulou a vereadora. O diploma de Congratulações foi entregue para Angela Martins da Silva, representando a entidade (077.00161.2025).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato