Câmara concede título de Vulto Emérito a presidente da ASPP

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 01/06/2022 09h15, última modificação 01/06/2022 09h26
Antes de presidir a entidade, Alvaro Miguel Rychuv foi servidor público estadual por 50 anos.
Câmara concede título de Vulto Emérito a presidente da ASPP

A Câmara Municipal de Curitiba homenageou com o título de Vulto Emérito o presidente da Associação dos Servidores Públicos do Estado do Paraná, Alvaro Miguel Rychuv. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou Alvaro Miguel Rychuv, ex-funcionário público estadual e atual presidente da Associação dos Servidores Públicos do Estado do Paraná. A mesa foi presidida pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Mesa Executiva, que também foi composta pelo vereador Tito Zeglin (PDT), segundo-vice-presidente da Mesa Diretora da CMC; Ali Tarbini, presidente do Sindicato de Clubes do Paraná (Sindiclubes); João Carlos Milani, presidente do Conselho Deliberativo da ASPP; Jair Alfredo Pereira, presidente do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC); e Antonio Ricardo Correia da Silva, sobrinho-neto do fundador e primeiro presidente da ASPP, Pedro Pacheco da Silva Neto.

O vereador Tito Zeglin, autor da homenagem, lembrou que o título de Vulto Emérito foi instituído pela Câmara Municipal de Curitiba no ano de 1963 e foi recentemente regulamentado pela lei complementar 109/2018. “Para receber esta premiação, é necessário que o homenageado tenha nascido em Curitiba, possua conduta ilibada e que seja irrepreensível quanto ao seu comportamento pessoal e profissional. Além disso, o prêmio decorre das contribuições promovidas pelo homenageado em benefício da comunidade. Alvaro Miguel Rychuv atende a todos esses requisitos”, ressaltou Tito Zeglin.

Ele destacou que, por ocasião da votação da homenagem, vários apartes elogiosos foram feitos por diversos vereadores, o que traduz o reconhecimento da Câmara ao trabalho valoroso de Rychuv e ao seu caráter. Zeglin lembrou que o homenageado nasceu em Curitiba, no dia 15 de maio de 1940, tendo sido ao longo da vida um amigo leal, um pai de família responsável e um devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (sendo frequentador assíduo das novenas realizadas na Igreja do Alto da Glória). “Sua carreira pública teve início em 1959, na Secretaria Estadual de Obras Públicas, como responsável pelo setor contábil. Entre outras atividades desempenhadas no âmbito do serviço público estadual, o homenageado foi diretor do Orçamento Geral do Estado durante as gestões Ney Braga e Paulo Pimentel, além de ter sido inspetor coordenador-geral do Orçamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, órgão em que ingressou mediante concurso em 1970".

Rychuv também foi coordenador do grupo de planejamento da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná e diretor administrativo e financeiro, respondendo pela Superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina no ano de 1994, durante a gestão do ex-governador Mário Pereira. Além de comandar autarquias estaduais, foi superintendente financeiro da Prefeitura de Curitiba durante a gestão do ex-prefeito Cássio Taniguchi. Desde 2014, é presidente da Diretoria Executiva da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), instituição que sempre valorizou os servidores e trabalhou em prol dos humildes. Zeglin ressaltou que a instituição reúne mais de 50 mil associados que dispõem de 17 sedes em todo o estado. “Rychuv vem se destacando pelo brilhantismo e austeridade com que conduz a presidência da ASPP, sempre primando por melhorias que atendam às necessidades de todos os associados”, esclareceu o parlamentar. Ainda de acordo com Zeglin, a trajetória do homenageado faz jus à concepção de que o serviço público não é somente um emprego, mas, sim, uma missão. “Rychuv, receba essa homenagem em retribuição às suas contribuições para transformar Curitiba numa cidade mais forte, humana e inovadora”, concluiu.

Agradecimento

Alvaro Miguel Rychuv agradeceu pela homenagem e destacou que foi Deus quem possibilitou a ele a inteligência e a capacidade de trabalhar como servidor público estadual, inclusive com atividades em Brasília, conforme incumbência do ex-governador Ney Braga. “Sempre fui muito bem tratado em todos os órgãos e repartições por onde passei e demonstrei que o Paraná pode fazer a diferença, que temos profissionais habilitados”. Ele lembrou de suas origens humildes: “eu, um piá da rua 5 de maio, estava lá em Brasília, participando de decisões importantes junto a ministros e técnicos da mais alta expressão”, recordou.

O homenageado exaltou a figura do ex-governador Ney Braga, “um homem severo, mas necessário no momento em que esteve à frente do governo do estado”, asseverou. Outra pessoa destacada por Rychuv foi o ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Moacir Tosin, falecido em 2018, e, também, o ex-presidente da Assembleia Estadual do Paraná, Aníbal Kuri. O homenageado declarou que continua seu trabalho, agora na direção da Associação dos Servidores Públicos do Estado do Paraná. “Acredito na instituição e em todos que estão lá. Muitos aposentados precisam dos nossos serviços de farmácia, precisam do amparo que a Associação oferece”, garantiu. A cerimônia teve a participação do cantor Cazé Vidal.