Câmara concede título ao professor Dacól

por Assessoria Comunicação publicado 16/11/2005 16h20, última modificação 07/06/2021 09h12
Osny Antônio Dacól é o mais novo cidadão honorário de Curitiba. O professor recebeu o título em sessão solene realizada nesta quarta-feira (16), no auditório da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp). A iniciativa da homenagem foi do ex-vereador Adhail Sprenger Passos (falecido em 2003), em 1981, e foi entregue hoje pelo vereador Serginho do Posto (sem partido). Participaram da solenidade, além do professor homenageado e seus familiares, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB); vereador Serginho do Posto (sem partido); presidente da Fesp, Sérgio Mastek Ramos; diretor acadêmico da Fesp, Athayde Faria Barganha; diretora administrativa da Fesp, Tamara Lepca Maia; Reinaldo Silva Peixoto, representando o fundador da Fesp, Professor Joaquim de Almeida Peixoto; vereador Ângelo Batista (PP) e vereador Aladim Luciano (PV). A sessão contou também com a participação do Coral da Fesp.
Em seu discurso, Serginho do Posto enalteceu os 48 anos dedicados ao magistério e às ciências matemáticas, com livros publicados e diversos prêmios recebidos pelo professor Osny Antônio Dacól. “Com esta homenagem, a Câmara e a cidade de Curitiba pagam uma dívida com o professor. Osny Dacól sempre fez o melhor que um ser humano pode fazer: o bem ao próximo”, disse.
O professor Osny Antônio Dacól nasceu em 1930, em Caçador, veio para Curitiba com 14 anos e em 1950 ingressou na Universidade Federal do Paraná, para cursar Matemática. Foi diretor do Colégio Estadual do Paraná, levando a entidade ao reconhecimento internacional. Pai de cinco filhos, o professor Dacól já passou por duas situações de doença grave e, por isso, disse que acredita que Deus quis que ele recebesse a homenagem, mesmo muitos anos após a proposição original. “Sempre tive muito amor ao trabalho, me dediquei à matemática como se fosse a minha vida”, afirmou. O presidente da Fesp concluiu agradecendo à Câmara por ter realizado a sessão, extraordinariamente, no auditório da Fundação, que tem muito orgulho do professor Dacól, hoje diretor financeiro da instituição. “Diria que o professor Osny Dacól não é um símbolo do ensino do Paraná, mas sim do Brasil”, disse.