Câmara concede Cidadania Honorária de Curitiba ao médico Reitan Ribeiro

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 30/11/2022 15h10, última modificação 30/11/2022 15h10
Criador da transposição uterina, o cirurgião do Erasto Gaertner desenvolveu o procedimento que preserva a fertilidade de mulheres em tratamento contra o câncer.
Câmara concede Cidadania Honorária de Curitiba ao médico Reitan Ribeiro

A Câmara Municipal de Curitiba concedeu Cidadania Honorária ao médico Reitan Ribeiro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, nesta terça-feira (29), uma sessão solene para a entrega da Cidadania Honorária de Curitiba ao cirurgião oncológico Reitan Ribeiro, que atua no Hospital Erasto Gaertner. A cerimônia teve a presidência do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente da Câmara, que ressaltou a participação do homenageado na Tribuna Livre do dia 22 de junho, oportunidade em que ele pediu apoio institucional ao desenvolvimento de pesquisas em torno da transposição uterina, procedimento cirúrgico desenvolvido por ele para garantir a fertilidade de mulheres que estejam sob o tratamento contra o câncer. “Foi uma verdadeira aula. Ficamos todos emocionados”, disse o parlamentar. 

Além de Leprevost e do homenageado, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades e convidados: vereador Sidnei Toaldo (Patriota), proponente da honraria; vereador Serginho do Posto (União), presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização; Sérgio Hatschbach, diretor-geral do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP); e Hélvion Ribeiro, pai do homenageado. O evento também teve a participação do cantor Eduardo Oliveira, coordenador do Coral Negro de Curitiba.

Assista à solenidade no canal do YouTube da CMC:


Saudação oficial
O vereador Sidnei Toaldo, autor do projeto de lei que indicou a concessão de Cidadania Honorária ao cirurgião Reitan Ribeiro, iniciou sua a saudação oficial dizendo que ser médico é um dom, mais do que uma missão ou vocação. “Ser médico demanda requisitos como excelente conhecimento técnico, comprometimento e responsabilidade. Reitan Ribeiro tem essas virtudes. A empatia que vemos em seus olhos se refere à sua pessoa e também às pesquisas que desenvolve com o objetivo de trazer benefício para as vidas de tantas pessoas”, disse Toaldo. 

Para o vereador, é possível que a maior virtude do homenageado tenha sido sua determinação em fazer da transposição uterina uma realidade. “Reitan possibilitou que inúmeras mulheres possam manter suas esperanças de serem mães, mesmo num tratamento tão sofrido como é o do câncer”, afirmou. O vereador lembrou da participação do cirurgião na Tribuna Livre, espaço de tempo da sessão plenária reservado a manifestações da sociedade civil e do poder público, a convite dos vereadores. “Pouquíssimas vezes, em 25 anos nesta Casa, observei um convidado da Tribuna Livre receber tanta atenção. Naquele dia percebi que o senhor é uma unanimidade”, afirmou Toaldo.

No entendimento do vereador, receber o título de Cidadão Honorário equivale a ser reconhecido oficialmente como filho da terra. Para Toaldo, “a Cidadania Honorária funciona como uma adoção oficial, em que a pessoa é homenageada pela terra que decidiu servir. Nem todas as pessoas reúnem os atributos para este reconhecimento, mas Reitan Ribeiro e sua pesquisa de impacto internacional o fazem merecedor do título”. 

Agradecimento
O cirurgião Reitan Ribeiro agradeceu ser agraciado pela cidade que adotou. “Uma cidade pela qual tenho o maior carinho”, disse ele. O médico explicou que a homenagem à sua pessoa representa apenas a ponta de um iceberg formado por uma equipe numerosa. Ele agradeceu, em especial, aos profissionais que estavam presentes e que colaboraram na realização da primeira transposição uterina. “Foram dias sem dormir, mas sem vocês, não teria acontecido”, declarou. Ele também agradeceu a todos os colegas e aos pacientes. “Estou cercado por amigos, tive de limitar os convidados, mas agradeço a todos. Sempre andei rápido e sei que errei muito, mas sei, também, que acertei mais”, finalizou.

Também se manifestou o pai do homenageado, Hélvion Ribeiro. De acordo com ele, o homenageado inicialmente pretendia cursar Engenharia, mas logo alterou sua disposição e cursou Medicina, fazendo residência na cidade de Florianópolis/SC. “Depois decidiu-se por Curitiba e passou a trabalhar no Hospital Erasto Gaertner. Ele abraçou a cidade de Curitiba com carinho e dedicação”. Para Hélvion, a Cidadania Honorária é uma das mais importantes homenagens que uma pessoa pode receber e é necessário que ela seja honrada onde o homenageado estiver. 

Hélvion disse que uma das grandes qualidades de seu filho foi a de manter suas amizades, inclusive no ambiente de trabalho, sempre em contato com as equipes. “E assim segue a saga. Agradeço por esse momento de felicidade que nenhum de nós vai esquecer”, concluiu o pai do homenageado.

Confira o álbum de fotos no Flickr da CMC.