Câmara concede Cidadania Honorária a pastor da Igreja O Brasil Para Cristo

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 03/06/2022 08h00, última modificação 03/06/2022 08h15
Líder religioso atua há 20 anos em Curitiba e preside as Convenções da Igreja no Paraná.
Câmara concede Cidadania Honorária a pastor da Igreja O Brasil Para Cristo

A Câmara Municipal de Curitiba entregou o título de Cidadão Honorário ao pastor Celso Carneiro dos Santos, presidente das Convenções da Igreja O Brasil Para Cristo no Paraná. De iniciativa do vereador Ezequias Barros. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (1º), o pastor Celso Carneiro dos Santos recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, por iniciativa do vereador Ezequias Barros (PMB). A solenidade foi presidida pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Casa. A mesa foi composta pelo vereador Ezequias Barros; pastor Mario Luis dos Santos, líder regional da Igreja O Brasil Para Cristo (OBPC); pastor José Firmínio dos Santos, vice-líder regional da OBPC; pastor Nicanor Lopes, membro da comissão de ética da OBPC; e pastora Andrea de Oliveira Carneiro, esposa do homenageado.

O vereador Ezequias declarou ser uma honra homenagear o pastor Celso Carneiro dos Santos, que nasceu em 2 de agosto de 1968, na cidade de Telêmaco Borba, tendo se convertido ao Evangelho aos 12 anos de idade; tornou-se pastor aos 30, em 1998, na cidade Guarapuava e, em 2002, instalou-se em Curitiba, onde assumiu o ministério da 16ª Igreja O Brasil Para Cristo no bairro do Pinheirinho. Em 2017, Celso Carneiro se tornou presidente das Convenções das Igrejas O Brasil Para Cristo no Paraná, sendo reeleito em 2020. “Ele coordena a atuação de mais de 180 igrejas em todo o estado do Paraná. Por meio de seus ministérios, muitos têm sido impulsionados a encontrar seus caminhos”, disse o parlamentar.

“Celso sempre tem uma palavra, sabe como fazer uma correção, quando ela se torna necessária. E entendo que não é fácil corrigir alguém, como eu, que é mais velho, que tem mais tempo de ministério, mas para mim é sempre uma honra poder contar com ele e, se não fosse por seu apoio, eu não seria vereador hoje em dia”, afirmou Ezequias Barros. Para o vereador, Celso tem sido fundamental na construção de um caminho para a Igreja O Brasil Para Cristo no Paraná. “Com ele, aumentou o diálogo entre os pastores e, agora, todos caminham na mesma direção e isso é só o começo”. O vereador encerrou suas palavras lembrando o texto bíblico contido no livro dos Salmos: “o senhor é meu pastor e nada me faltará”.

Agradecimento
O homenageado iniciou agradecendo a Deus pelo reconhecimento como cidadão honorário. “É o cumprimento da palavra de Deus, que tem nos conduzido e dado direções. Sou grato a Deus e se me tornei pastor, constituí família e hoje moro em Curitiba, tudo se deve a ele”, afirmou. O homenageado contou que sua conversão ao Evangelho se deu quando ele estava com 12 anos de idade, no mesmo ano em que seus pais se separaram e seu pai constituiu outra família. “Naquele momento reconheci em Jesus meu único e suficiente salvador e iniciei minha trilha pelos caminhos da igreja”, lembrou.

Durante 15 anos, o homenageado trabalhou em farmácias, tendo sido proprietário de uma. Até que se mudou para Guarapuava com a esposa, também pastora, e lá eles exerceram o ministério evangélico por 3 anos e meio, até que, em 2002, mudaram-se para Curitiba, onde passaram a atuar na sede da Igreja O Brasil Para Cristo no bairro Pinheirinho. “Lá fizemos muitos amigos e sou grato a Deus, pois uma trajetória de vida deve ser marcada por bons relacionamentos”.

Segundo o pastor, a experiência de ser presidente das Convenções da Igreja O Brasil Para Cristo no Paraná tem sido a oportunidade de estar mais próximo dos pastores e das demandas das comunidades evangelizadas por eles. “Nesse sentido, a Igreja O Brasil Para Cristo tem prestado relevantes serviços à sociedade. E não só ela, como também todas as demais. Hoje é inegável que a igreja é a instituição que mais recupera pessoas em estado de vulnerabilidade, pessoas que vivem nas ruas, muitas vezes entregues aos vícios. Recuperamos muitos que estão nesse meio e temos, inclusive, uma associação destinada exclusivamente a esse objetivo”, disse o pastor.

Vilma Barros, esposa do vereador Ezequias Barros, entregou flores à pastora Andrea Oliveira Carneiro, esposa do homenageado. A cerimônia teve a participação dos cantores do grupo Ministério Crescer.