Câmara concede a cidadania honorária ao coronel Péricles de Matos

por Assessoria Comunicação publicado 27/09/2019 14h20, última modificação 10/11/2021 09h27

Nesta quarta-feira (25) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene para a entrega da cidadania honorária de Curitiba ao coronel Péricles de Matos, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná. A cerimônia foi presidida pelo vereador Sabino Picolo (DEM) e teve a iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB). Picolo lembrou que no dia 26 de junho de 2017 foi votada a lei de ajuste fiscal e houve, por iniciativa de Matos, o apoio de 2.656 policiais militares, “o que garantiu a segurança para que votássemos o plano”, disse ele. O presidente da Câmara também elogiou a Polícia Militar pela baixa nos índices de criminalidade.

> Confira a transmissão da sessão solene no YouTube e a cobertura fotográfica aqui 

Noemia realizou a saudação oficial ao homenageado. “Indicação merecida e aprovada por unanimidade nessa Casa de Leis”, lembrou ela. Noemia salientou que Péricles é, segundo ela, um homem correto e temente a Deus. Ele nasceu em 15 de maio de 1966, na cidade de Irati, no Paraná, sendo filho de Vitor Hugo de Matos e de Sdarilda Edi de Matos. É casado com Eliane Mara Stevão de Matos e é pai de dois filhos: Gabriel Dayan Stevão de Matos e Lucas Guilherme Stevão de Matos.

Ingressou na Polícia Militar, como cadete, em 13 de fevereiro de 1986 e foi declarado aspirante à oficial em 9 de dezembro de 1988. Em 2012 foi promovido ao posto de coronel, sendo atualmente o coronel mais antigo da PMPR. De acordo com Noemia, Matos cursou a Escola de Formação de Oficiais da Academia Militar do Guatupê, em 1988; formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 1996; participou do curso de aperfeiçoamento de oficiais em 2004 e do Curso Superior de Polícia, em 2009. Recebeu diversas condecorações, como por exemplo, a medalha policial militar (bronze, prata e ouro); o mérito policial e de humanidade; e a medalha Coronel Sarmento. “Em uma sociedade rodeada de violência, personalidades como o coronel Péricles de Matos surgem para comandar ações focadas na prevenção e segurança pública desenvolvendo seu trabalho com excelência”, disse a vereadora.

Em seu agradecimento, Péricles de Matos fez uma análise do papel do vereador. De acordo com ele, já nas cidades da Idade Antiga, as pessoas se reuniam em conselhos para decidir o que seria melhor para a coletividade. “A demonstração primeira da democracia, a face do estado que está mais próxima ao povo é o vereador”, disse o militar. “Meu respeito a essa Casa de Leis, aos momentos que passamos aqui, tanto os de tensão, quanto os de celebração”. Ele explicou que comandar significa co (junto) + mandar. “Portanto não existiria um coronel Péricles sem um soldado José, um tenente João, uma sargento Márcia e todos os 9 mil homens que compõem a Polícia Militar”.

Presenças
A mesa foi composta pelo vereador Sabino Picolo, presidente da Câmara; pelo homenageado coronel Péricles de Matos; pelo desembargador José Carlos Dalacqua, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; juiz Jean Carlo Leeck, representando o presidente do Tribunal Regional Elçeitoral do Paraná, desembargador Gilberto Ferreira; tenente coronel Fabiano Vargas Wojcik, representando o comandante do CINDACTA II, coronel aviador Marcos Kentaro Adachi; diretor da Guarda Municipal Celso dos Santos Júnior, representando Rafael Greca de Macedo, prefeito de Curitiba; coronel Julio Ritcher Neto, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Nestor Baptista; vereadora Noemia Rocha; Renato Adur, representando o governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior; e Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná.

Além deles, as seguintes autoridades também prestigiaram o homenageado: coronel David Antônio Pancotti, representando o secretário de Estado da Justiça Família e Trabalho do Estado do Paraná, Ney Leprevost Neto; Samuel Prestes, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná; Fernanda Regina Vilas Boas de Aguiar, esposa do vereador Dr. Wolmir; deputado Rubens Recalcatti; Guilherme Rangel, secretário municipal de segurança; coronel Chehade Elias Geha, coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado do Paraná; coronel Antonio Carlos de Moraes, subcomandante Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná; coronel Josué Lemos da Silveira; coronel Roberson Bondaruk, ex-comandante da Polícia Militar do Estado do Paraná e vice-presidente da CEVAN; coronel Fábio Mariano de Oliveira, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná; coronel Samir Wassouf; ex-vereador Paulo Salamuni, representando o senador Oriovisto Guimarães; Arlei Ramires, representando o bispo Cirino Ferro da igreja Sara Nossa terra; Robison Pedroso, vice-prefeito de Jussara; Lindowest Bezerra, vereador em Jussara; Simão Ferreira, vereador em Jussara; e Claudio Ramos, vereador em Jussara.  

Tambem estavam presentes os vereadores Doutor Wolmir (PSC); Serginho do Posto (PSDB); Geovane Fernandes (PTB); Tico Kuzma (PROS); Osias Mortaes (); Mauro Ignacio (PSB); e Jairo Marcelino (PSD). A cerimônia contou com a participação da Banda da Polícia Militar do Paraná, regida pelo maestro 2º tenente Eliseu da Silva.