CMC comemora em sessão solene o Dia Internacional da Mulher

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 09/03/2023 17h39, última modificação 09/03/2023 17h39
Destaques em diversas áreas de atuação, 16 mulheres foram homenageadas pelas vereadoras da bancada feminina.
CMC comemora em sessão solene o Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Curitiba homenageou 16 mulheres no Dia Internacional da Mulher. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela Câmara Municipal de Curitiba neste dia 8 de março com uma sessão solene com participação de todas as vereadoras eleitas para a atual legislatura. A cerimônia foi presidida pela vereadora Professora Josete (PT). Ela esclareceu que a homenagem visa exaltar as mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, prestando relevantes serviços à nossa sociedade.

“8 de março é um dia de comemoração, mas, acima de tudo, um dia de luta para a conquista de direitos iguais entre homens e mulheres”, ressaltou. Ela frisou a importância da representatividade feminina e de sua luta pela igualdade, pela paz, contra a violência, contra a discriminação e pela valorização da mulher. 

A mesa foi composta pelas vereadoras: Professora Josete, Maria Letícia (PV), Noemia Rocha (MDB), Sargento Tânia Guerreiro (União), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Amália Tortato (Novo), Indaiara Barbosa (Novo), que está em licença-maternidade, e a ex-vereadora Zélia Passos. Também estava presente o vereador Herivelto Oliveira (Cidadania).

Procuradoria da Mulher

A vereadora Maria Letícia, que preside a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba, iniciou sua fala destacando que o Dia Internacional da Mulher é o momento de se homenagear mulheres de diversas formas, de diferentes regiões e recortes sociais. “Vocês estão reunidas hoje aqui, demonstrando que não há limites para quem ama o que faz”, afirmou a parlamentar. De acordo com ela, durante o período da ditadura militar, a Câmara Municipal deixou de funcionar em alguns momentos, mas, mesmo descontando estes intervalos, a representatividade feminina na Casa sempre foi numericamente baixa.

“Ao longo dos 320 anos de existência da Câmara Municipal de Curitiba, apenas 31 mulheres ocuparam o cargo [de vereadora]. O número, embora impactante, não surpreende. Mas, aos poucos, vamos mudar essa história. Vocês fazem parte dessa mudança. Juntos vamos construir o protagonismo das mulheres em nossa sociedade”, declarou Maria Leticia. A vereadora, que é presidente da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba explicou que se trata de um órgão interno, mas independente.

 “A Procuradoria surgiu em 2019, por meio de um projeto de lei de minha autoria. A ideia que motivou a criação era fazer a ponte com as instituições da rede, além de orientar vítimas de violência”, explicou. Além de Maria Leticia, as vereadoras Georgia Prates e Noemia Rocha integram o órgão como sub-procuradoras.

“Em 2022 fizemos um ciclo de palestras sobre feminicídio que alcançou mais de 2,5 mil pessoas em 15 cidades do estado, além de ações e intervenções urbanas que levaram informação a quem mais precisa”, explicou Maria Leticia. De acordo com ela, na quarta-feira (8), a Procuradoria inaugurou uma sala de atendimento que oferece conforto e privacidade para mulheres vítimas de abusos. Ela também citou uma série de eventos que pautam a defesa do direito das mulheres em toda a cidade. “A realização dessa sessão solene e a presença especial de todas vocês enaltece a Casa e nos dão a certeza de que estamos no caminho certo, que devemos nos manter assim, superando os obstáculos que surgirem”, finalizou.

Determinadas, guerreiras”

Noemia Rocha entende que a comemoração do Dia Internacional da Mulher fomenta o debate sobre o tema e a participação da mulher na sociedade. Ela destacou que 52% da população de Curitiba é composta de mulheres e, dentro desse universo, cada vereadora pode escolher duas personalidades femininas que obtiveram destaque em suas áreas de atuação. “São mulheres determinadas, guerreiras, que fazem a diferença, mulheres que são mães, esposas, filhas, amigas, companheiras que têm contribuído muito para a construção de uma sociedade justa e igualitária”, afirmou a parlamentar.

Noemia Rocha falou sobre a primeira mulher vereadora em Curitiba: Maria Olympia Carneiro Mochel, eleita aos 21 anos de idade, em 1947. Recentemente, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba adotou o nome de Maria Olympia para sua própria designação. “Ela fez a diferença, nunca se intimidou. Ela representava uma sociedade que precisava de uma voz. Foi despedida da fábrica onde trabalhava por exigir condições dignas de trabalho. Passou a visitar os bairros, foi se tornando popular, conquistando credibilidade e veio a ser a primeira vereadora eleita da cidade de Curitiba”, explicou Noemia Rocha.

Mulher Vota em Mulher

Noemia destacou que Curitiba elegeu também a primeira vereadora negra de sua história, Carol Dartora. “Ela muito nos orgulha pois foi eleita a primeira deputada estadual negra da história do estado. São conquistas que nos motivam, que enfatizam a importância de se falar e exaltar a importância e o valor de cada mulher”, disse a parlamentar. Ela lembrou da campanha Mulher Vota em Mulher. Para Noemia, “quando sabemos que há mais mulheres no parlamento árabe do que no parlamento brasileiro, percebemos que há muito a avançar”.

Em seguida, ela mostrou as fotos de todas as vereadoras que atuaram na Câmara Municipal de Curitiba desde 1947. Maria Olympia Carneiro Mochel, Maria Clara Brandão Tesseroli, Marlene Zannin, Rosa Maria Chiamulera, Laís Peretti, Nely Almeida, Zélia Passos, Julieta Reis, Jane Rodrigues, Arlete Caramês, Doutora Clair, Márcia Shier, Roseli Isidoro (primeira mulher a ocupar a Secretaria da Mulher em Curitiba), Dona Lourdes, Cantora Mara Lima, Renata Bueno, Maria Goretti, Carla Pimentel, Fabiane Rosa, Katia Dittrich, Maria Manfron, Ana Júlia Ribeiro, Carol Dartora, Flávia Francischini (primeira mulher a ser secretária da Mesa Executiva da CMC), Amália Tortato, Professora Josete, Maria Leticia, Tânia Guerreiro, Giorgia Prates e Indiara Barbosa.

Agradecimento

O agradecimento foi proferido por Adriana Ortêncio. “Quero agradecer e dizer em nome de todas as indicadas sobre a honra de ser homenageada por esta Casa de Leis e conhecer nessa noite tantas histórias, histórias de luta, dedicação, carinho e resiliência. Histórias de perdas, mas também de ganhos e superações. Toda mulher se vê lidando com a palavra superação ao longo de toda a vida”, disse. Para Adriana Hortêncio, 8 de março não se resume a uma data, é símbolo de vozes que ecoam há gerações. “Vozes de donas de casa, médicas, pastoras, engenheiras, freiras, advogadas, empreendedoras, professoras, contadoras... somos muitas e cada uma com seu valor”, afirmou.

Ela também lembrou que a data gera reflexões quanto ao papel das mulheres no ambiente de trabalho. “8 de março nos faz pensar sobre o papel da mulher no caminho da igualdade e do reconhecimento em questões profissionais e familiares”, frisou a homenageada. Ela citou três exemplos extraídos da Bíblia de mulheres fortes: “Ester, pelo exemplo de coragem; Débora, por sua liderança; e Sarah, por ser cheia de fé”.

Homenageadas

Adriana Ortencio, pastora, indicada pela vereadora Sargento Tânia Guerreiro; Amanda Medeiros Dias, médica pediátrica, indicada pela vereadora Maria Leticia; Bernadete Cosme da Silva, artesã, participa do Conselho Municipal de Economia Popular, indicada pela vereadora Professora Josete; Carlinda Pereira de Almeida, indicada pela vereadora Giorgia Prates; Cleise de Lima, empresária, indicada pela vereadora Indiara Barbosa; Eliane de Oliveira Magalhães, pastora, indicada pela vereadora Noemia Rocha; Haidê Maria de Jesus, indicada pela vereadora Giorgia Prates; Ligia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein, intérprete de libras na Secretaria de Educação do Paraná, indicada pela vereador Sargento Tânia Guerreiro; Lucimar Aparecida de Oliveira, pastora, indicada pela vereadora Noemia Rocha; Mônica Balestieri Berlitz, empresária e comunicadora social, indicada pela vereadora Indiara Barbosa; Roselaine Mendes Ferreira, liderança feminina das catadoras de material reciclável, indicada pela vereadora Maria Leticia; e Tatyana Scheila Friedrich, professora de Direito Internacional na UFPR, indicada pela vereadora Professora Josete.

>> Clique na imagem abaixo para ver o álbum de fotos da sessão solene.

08/03/2023 - Sessão Solene - Dia Internacional da Mulher