Câmara busca novas soluções energéticas

por Assessoria Comunicação publicado 05/09/2008 17h25, última modificação 22/06/2021 07h32
A Câmara de Curitiba aprecia a proposta de criação de Plano Municipal de Desenvolvimento Energético Integrado e do Fundo Municipal de Energia Alternativa para pesquisa e implantação de novas soluções energéticas na cidade. Os programas, se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito, serão geridos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O plano tem objetivos econômicos, sociais e sanitários, direcionando o desenvolvimento integrado entre centros de pesquisa, universidades e concessionárias de serviços públicos através de projetos de produção de biogás, biodiesel e outras soluções destinadas ao uso público e privado.
Já o fundo deve ser constituído por verbas de concessões e de recursos explorados pela cidade, venda de tecnologia e créditos de carbono previstos no protocolo de Kyoto, receitas e contribuições e transferências correntes e de capital.
Aquecimento global
O argumento para discutir o assunto é que o aquecimento global e a poluição tomam conta do noticiário. Por isso, é preciso adotar medidas que representem o equilíbrio entre o homem, seu consumo e o meio ambiente. A criação do fundo e do plano podem ser de grande valia para a cidade e às futuras gerações.
Por enquanto, o planeta sofre o desgaste da relação extrativista entre o homem e a natureza. E o projeto tem a proposta de a cidade manter a vanguarda sobre o relacionamento homem e meio ambiente.