Câmara aprova "multa moral" a quem estacionar irregularmente

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2014 12h55, última modificação 28/09/2021 09h35

Os vereadores de Curitiba aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira (3), campanha educativa que prevê aplicação de “multa moral” para quem for flagrado estacionado irregularmente em vagas especiais (gestantes, idosos e pessoas com deficiência). O projeto 005.00144.2013, da Professora Josete (PT), estipula que a Prefeitura de Curitiba fará panfletos para serem utilizados em estabelecimentos comerciais como campanha educativa.

"Nosso objetivo não é punir financeiramente os motoristas infratores, mas sim conscientizá-los para o fato de que aquelas vagas são reservadas previamente por motivos justos", afirmou a vereadora. “Não há a possibilidade de o poder público fiscalizar dentro de todos os estabelecimentos comerciais da cidade, mas as pessoas podem assumir esse papel conscientizador”, disse Josete.

O objetivo da iniciativa, defendeu o parlamentar, é construirmos uma sociedade mais humanizada, “que respeite as diferenças”. O projeto de lei volta ao plenário na segunda-feira (8), para votação em segundo turno, antes de ser encaminhado para análise do Executivo. Em plenário, Noemia Rocha (PMDB) manifestou apoio à iniciativa.