Câmara aprova campanha contra o câncer de próstata

por Assessoria Comunicação publicado 05/05/2004 00h00, última modificação 05/04/2021 16h55

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (5), por unanimidade, projeto de lei que dispõe sobre a realização gratuita de exames preventivos do câncer de próstata em todos os hospitais públicos e nos estabelecimentos privados conveniados com o município de Curitiba. A proposta é de autoria do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e da vereadora Roseli Isidoro (PT).
O projeto, que objetiva fornecer informações e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e sobre a gratuidade e forma de acesso aos exames preventivos, determina que os postos de saúde e os hospitais devem afixar em local de fácil visualização cartazes sobre a doença, já que a prevenção é a única forma efetiva de redução de mortalidade. Durante a semana municipal de combate e prevenção a doenças da próstata (lei nº 9740, de 1999), será realizada campanha educativa de conscientização e esclarecimento do tema. “O câncer de próstata representa um sério problema de saúde pública no País, com altas taxas de mortalidade. É o segundo mais comum em homens, só sendo superado pelo câncer de pele não melanoma. Em taxa de mortalidade, aparece em quarto lugar, tendo sido responsável por 7.223 óbitos em 99. Em 2002, foram mais de 25 mil novos casos da doença”, afirma Derosso. “A incidência está ligada às características demográficas da população e à alta taxa de mortalidade, provocada pelo diagnóstico tardio” complementa o parlamentar.
Para o vereador Mario Celso Cunha (PSB), uma campanha elucidativa pode salvar vidas, evitar mutilação e trazer tranqüilidade para a população masculina, já que o Brasil é o segundo país com maior incidência da doença. Já o vereador Angelo Batista(PP) parabenizou os autores do projeto, dada a relevância da proposta.