Câmara analisa criação do Estatuto da Juventude

por Assessoria Comunicação publicado 21/07/2008 16h20, última modificação 22/06/2021 06h39
A proposta pela criação do Estatuto da Juventude está sendo analisada na Câmara de Curitiba. Além de atendimento prioritário nos órgãos públicos e acesso à educação gratuita, o projeto de lei prevê a participação dos jovens na formulação e avaliação das políticas públicas voltadas à juventude.
O documento prevê proteção contra discriminação, acesso à cultura e saúde e a inclusão dos temas sexualidade e abuso de álcool e drogas no currículo escolar, entre outros itens. A idéia é proporcionar educação de qualidade, vida saudável e acesso ao trabalho, incentivando e melhorando a situação do jovem, valorizando-o diante das desigualdades sociais e poucas oportunidades. “Trata-se de projeto de nação, da construção do futuro e, desta forma, da necessidade de articular com conceitos de desenvolvimento civilizatório que aprofundem a democracia, distribua renda e encare os jovens como cidadãos capazes e detentores de direitos”, diz a justificativa do projeto.
Juventude
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o quinto País do mundo com maior percentual de jovens em sua população.