CMC reforça conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 20/04/2023 08h05, última modificação 26/04/2023 13h22
O debate será feito na Tribuna Livre, espaço democrático da CMC, realizado nas sessões das quartas-feiras.
CMC reforça conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista

O “cordão quebra-cabeça” é usado por pessoas com o TEA. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reforça, na sessão da próxima quarta-feira (26), o alerta do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A convite da Sargento Tânia Guerreiro (União), os vereadores recebem, no espaço da Tribuna Livre, a terapeuta ocupacional Patrícia Luciane dos Santos (076.00023.2023).

Doutoranda em Ciências da Saúde, Patrícia é conselheira do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e atua no Congresso Nacional, dando apoio técnico às discussões parlamentares. “Os transtornos do espectro autista [TEAs] aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros cinco anos de vida”, cita a proposição da Tribuna Livre.

O objetivo do debate, acrescenta o requerimento, é “difundir informações para a população sobre o autismo e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno”. Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, justamente com a proposta de quebrar tabus sobre o TEA.

Curitiba conta, dentre outras normas de proteção à pessoa com o TEA, com a lei municipal 14.809/2016, que estabelece a Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. A data é comemorada na semana que compreende o dia 2 de abril. 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou uma entidade para discursar e para dialogar no plenário. As falas nesse espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou uma atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba