Câmara acata regime de urgência para apreciar compra de terreno da Cohab

por Claudia Krüger | Revisão: Ricardo Marques — publicado 16/08/2023 16h50, última modificação 17/08/2023 15h20
Votação do requerimento foi simbólica. Cinco vereadores foram contrários.
Câmara acata regime de urgência para apreciar compra de terreno da Cohab

Em votação simbólica, Câmara admitiu regime de urgência à operação imobiliária. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) admitiu, na sessão plenária desta quarta-feira (16), requerimento para votação, em regime de urgência, de projeto de lei da Prefeitura que pede a autorização dos vereadores para comprar um terreno da Cohab-CT. Trata-se de um lote no Campo de Santana, com 165 mil m², e avaliado em R$ 17 milhões (005.00154.2023). Com o trâmite abreviado, a proposição deve ser incluída na ordem do dia da próxima terça-feira (22), conforme prazo estabelecido pelo Regimento Interno. 

A área em discussão trata-se de parte do terreno onde hoje se situa o Parque Pinhal do Santana, com limites próximos da rua Jorge Tortato e da estrada Delegado Bruno de Almeida. A Comissão de Avaliação de Imóveis da Secretaria Municipal de Administração indicou o valor de R$ 17 milhões pelo espaço, já descontada a depreciação de 25%, por se tratar de Área de Preservação Permanente. Na justificativa, a Prefeitura de Curitiba diz que a operação imobiliária “é necessária para a regularização da propriedade do imóvel”, hoje cedida pela Cohab, ao Município, em regime de comodato. 

O requerimento (411.00009.2023) foi protocolado pelo líder do prefeito na Casa, vereador Tico Kuzma (PSD), e assinado por mais 17 vereadores. De acordo com o líder, o pedido para regime de urgência partiu da Prefeitura Municipal, mas não apresentou justificativa para o trâmite acelerado. O parlamentar afirmou que a aquisição pode ser realizada por conta de superávit na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). 

Em crítica ao regime de urgência, a vereadora Amália Tortato (Novo) disse que não entendia a razão da “pressa” em realizar a operação imobiliária, que foi protocolada no dia 8 de agosto, e ainda não recebeu instrução técnica da Procuradoria Jurídica da Câmara (Projuris), nem foi admitida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ela pediu o adiamento da votação do regime de urgência por 15 sessões, mas o requerimento verbal foi rejeitado, por encaminhamento do líder do prefeito. 

A vereadora Professora Josete (PT) também criticou a brevidade da discussão, levando em conta que o Parque Pinhal do Santana já está instalado. Ela questionou ainda a depreciação de apenas 25% do valor do terreno, por se referir a uma Área de Preservação Permanente em sua totalidade. Na avaliação dela, a operação trata-se de um aporte financeiro à Cohab, o que mostraria que a instituição não é sustentável. “É necessária a criação de uma Secretaria Municipal de Habitação”, acrescentou. Os vereadores Indiara Barbosa (Novo) e Osias Moraes (Republicanos) também participaram do debate.