Câmara Aberta reuniu 125 escoteiros de cinco grupos de Curitiba

por Cintia Garcia*, especial para a CMC — publicado 15/09/2025 10h25, última modificação 15/09/2025 10h41
Escoteiros participaram de palestras da Escola do Legislativo e de outras ações do Câmara Aberta.
Câmara Aberta reuniu 125 escoteiros de cinco grupos de Curitiba

No Câmara Aberta, escoteiros abriram a programação com o hasteamento das bandeiras. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Neste sábado (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu 125 integrantes de cinco grupos de escoteiros: União Juventus, Carlos Pereira de Araújo, Pindorama, Santa Mônica e Pedro Macedo. Ao longo da manhã, eles participaram das atividades educativas e culturais da segunda edição do evento Câmara Aberta. Os jovens também acompanharam palestras e dinâmicas da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel sobre o papel dos vereadores e da Casa de Leis.

Servidor da Escola do Legislativo, Marco Aurélio Fernandes explicou aos escoteiros algumas práticas do Legislativo e como um projeto de lei é aprovado na CMC. Para incentivar o interesse dos jovens pela política, ele também destacou que as sessões plenárias, realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, no Palácio Rio Branco, são abertas ao público, além de reforçar o papel dos canais de comunicação, como Youtube e Instagrampara acompanhar o dia a dia da Câmara de Curitiba.

“Foi uma oportunidade em que pudemos reforçar a missão da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba, que é aproximar o Parlamento da comunidade e estimular a educação para a cidadania”, comenta a gestora da Escola do Legislativo, Débora Reis. “A experiência mostrou que, quando unimos educação cívica com práticas formativas já presentes na vida desses jovens, criamos um terreno fértil para a democracia", concluiu.

escoteiros jogando futebol de botãoPresidente do Grupo Escoteiro União Juventus, Tiago Domingos reforçou que os jovens terem a chance de conhecer a Câmara de Curitiba é importante “pela questão da cidadania, o que também faz parte da progressão dentro do movimento escoteiro”. Chefe auxiliar da mesma unidade, Wilson Luiz Prosdocimo lembrou que já havia acompanhado a programação do evento de aniversário do Legislativo e da cidade, no fim de março, e que agora retornou com os demais grupos de escotismo.

“Essa atividade para escoteiros é muito importante para os nossos jovens conhecerem a Casa de Leis, conhecerem o trabalho da Câmara e dos vereadores, porque, no futuro, quem vai tomar as decisões da comunidade são eles. Então eles têm que conhecer para que tomem uma decisão coesa lá na frente, em prol da comunidade”, avaliou Prosdocimo. A ação, de acordo com ele, foi de bastante aprendizado. “Eles aprenderam um pouco da história de Curitiba, o que faz o vereador, como as leis são criadas. Eles saíram daqui com uma bagagem de aprendizado muito grande. E a intenção sempre é essa, é você melhorar o jovem para a comunidade. Esse é o método do movimento.”

>> Com 350 pessoas no sábado, Câmara Aberta ampliou sucesso da 1ª edição

Entre os mais jovens, a experiência também foi marcante. Alice Thomaz de Aquino, do Grupo Escoteiro Santa Mônica, participou de oficinas de saúde e destacou o aprendizado sobre prevenção ao câncer. “Aprendi que cada cor representa um tipo diferente de câncer. Vou chegar em casa e contar isso para os meus pais”, contou.

grupo de escoteiros no patio centralA participação no Câmara Aberta foi encerrada com a cerimônia de promessa do Grupo Escoteiro Pedro Macedo, realizada no auditório do Anexo 2. A promessa escoteira, feita por pessoas de diferentes idades ao ingressar no movimento, representa um compromisso com os valores do escotismo e com a construção de um mundo melhor. 

Presidente do Grupo Escoteiro Pedro Macedo, Rosa Hoepers Ferreira, participa do movimento desde 1987. Ela ressaltou o impacto do escotismo na vida dos jovens. “É apaixonante, porque é o aprender fazendo. Quem passa pelo movimento escoteiro, com certeza, vai participar do mundo sendo um cidadão melhor e mais atencioso em relação ao meio ambiente e à sociedade”, apontou.

>> Confira mais fotos do Câmara Aberta.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão e edição do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques