Bueno quer regulamentar bronzeamento artifical

por Assessoria Comunicação publicado 17/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 17h25

Está em análise pelo Departamento Jurídico da Câmara Municipal projeto de lei que estabelece normas para o funcionamento de câmaras de bronzeamento artificial. O objetivo da proposta, de autoria do vereador Antonio Bueno, é coibir a prática do bronzeamento artificial com aparelhos em estado precário de manutenção.
Segundo o parlamentar, a prática do bronzeamento artificial está muito difundida em nosso meio nos dias atuais, porém a população pouco sabe sobre as possíveis conseqüências do procedimento. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia, por exemplo, não recomenda o uso das câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, pois os raios emitidos por essas máquinas podem trazer prejuízos à saúde, como envelhecimento precoce e câncer de pele”, diz Bueno.
Conforme o documento, os estabelecimentos que operam estes equipamentos devem apresentar laudo pericial para avaliar as máquinas e eliminar qualquer risco à saúde do usuário. A aferição deverá ser exigida e realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, a quem caberá a emissão da autorização de funcionamento dos estabelecimentos.
“Além dos perigos de um câncer de pele, quando as câmaras estão desreguladas ou sem a correta supervisão técnica, os riscos se multiplicam, expondo a vida daqueles que se submetem a estas práticas”, afirma Antonio Bueno, que, com o projeto, tenta coibir a prática de bronzeamento artificial com aparelhos em estado precário de manutenção.