Bruno Pessuti: soluções e inovações urbanas para Curitiba

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 23/02/2024 08h05, última modificação 29/02/2024 08h43
Com 3.011 votos, vereador filiado ao Podemos voltou para a Câmara de Curitiba em 2023 para um terceiro mandato.
Bruno Pessuti: soluções e inovações urbanas para Curitiba

Formado em Engenharia Mecânica, Bruno Pessuti tem família com longa experiência na política paranaense. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

Após anos de experiência como engenheiro mecânico trabalhando em grandes empresas nacionais e multinacionais, Bruno Pessuti (Pode) decidiu entrar para a política. Em entrevista no programa Você me representa, do CMC Podcasts, o vereador falou que “sentiu a política pulsar mais forte no sangue”. Com a experiência familiar de bisavô, avô e pai atuando na vida pública, decidiu se candidatar para vereador em 2012, ano em que conquistou a primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba.

Nas eleições de 2020, Bruno Pessuti obteve 3.011 votos e ficou na suplência do Podemos (Pode). Assumiu o mandato em 2023, com a ida de Denian Couto para a Assembleia Legislativa do Paraná. Pessuti ressaltou que pauta sua atuação parlamentar pela experiência da boa política, buscando ouvir as demandas da sociedade e apresentar soluções possíveis. Para seu mandato como vereador em Curitiba, destacou a defesa de bandeiras como mobilidade urbana, meio ambiente e saúde.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

Em relação à mobilidade urbana, disse que é importante sempre buscar o aperfeiçoamento. Para isso, destacou sua proposta de Bilhete Único – com uma tarifa temporal: o objetivo é promover uma assinatura diária, semanal ou mensal, promovendo uma integração que não dependeria somente dos terminais. Ainda em relação à mobilidade, ele destacou o investimento em ônibus elétricos. Segundo ele, o custo por veículo é maior, mas com maior durabilidade e menos gastos com combustível como óleo diesel, vai incentivar mais o uso do transporte coletivo.

Acerca do meio ambiente, Pessuti falou do combate a borrachudos e mosquitos da dengue. Segundo ele, cada um desses insetos se reproduz de maneira particular, e é importante o poder público coibir a proliferação desses insetos. Por fim, Pessuti também destacou projetos na área da saúde, como em prol das pessoas portadoras de doença celíaca, com a implantação da Rota Gastronômica da Comida Sem Glúten e a permissão para que celíacos possam levar sua própria comida em locais como restaurantes ou hospitais. Além disso, defende Curitiba como a Capital Sem Glúten do Brasil, o que serve como incentivo para o turismo da cidade.

CMC Podcasts, o espaço para debates importantes para Curitiba

Produzidos pela equipe da Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba, os programas do CMC Podcasts abordam temas importantes para a capital do Paraná, entrevistas com vereadores e até mesmo programas de entretenimento para falar de curitibanos e suas curitibanices. Os podcasts são publicados no Spotify e também no YouTube.

Assista à entrevista com o vereador Bruno Pessuti no Você me representa via YouTube ou Spotify.