Binário no Parolin e bem-estar animal sugeridos ao Executivo

por Assessoria Comunicação publicado 16/03/2020 14h30, última modificação 19/11/2021 08h04

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) encaminhará quatro novas sugestões à Prefeitura de Curitiba, aprovadas na sessão plenária desta segunda-feira (16). Edson do Parolin (PSDB) defendeu indicação de sua autoria, para que o Executivo estude a implantação de binário nas ruas Lamenha Lins (sentido bairro), a partir da Acácio Corrêa, e nas ruas Maria Moscardi Fanini e Brigadeiro Franco (sentido Centro), da avenida da República até a rua Piauí (203.00042.2020).

“Desde que fizeram o Condor naquela região, o trânsito [no Parolin] está insuportável. As crianças não conseguem mais atravessar [as vias com tráfego mais intenso de veículos]”, apontou Edson. “A gente sugere que seja feito o binário. A Lamenha descendo e a Brigadeiro subindo. Ali na comunidade, a segurança com isso, para a comunidade local, vai melhorar bastante. Se não for feito o binário, que seja feita pelo menos uma melhoria na Lamenha Lins.”

As sugestões para o bem-estar animal, aprovadas sem debate em plenário, são de Katia Dittrich (Solidariedade). Em uma delas, a ideia é que, após regulamentação do Executivo, animais possam ser sepultados em jazigos dos cemitérios públicos municipais (203.00043.2020). No caso de cemitérios particulares, cada um regulamentaria a prática.

Em outra proposição, a vereadora indica à prefeitura a criação da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, com a justificativa de “assegurar as políticas públicas corretas sobre o tema, evitando os maus-tratos e a extinção de algumas espécies” (203.00044.2020). Por fim, Katia sugere ao Executivo, com o aval do plenário, que o Banco de Ração da cidade contemple os animais dos moradores em situação de rua (203.00045.2020). O atendimento seria feito em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS).