Bernardi propõe a instituição do Dia da Memória Tropeira

por Assessoria Comunicação publicado 01/04/2014 12h20, última modificação 23/09/2021 07h12

Projeto de autoria do vereador Jorge Bernardi, líder do PDT na Câmara Municipal, pretende a instituição do “Dia da Memória Tropeira”, a ser comemorado anualmente em 19 de setembro (005.00063.2014). Caso a proposição do vereador Bernardi seja aprovada, a data passaria a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. A ideia, segundo Bernardi é “valorizar a contribuição que o tropeirismo trouxe na formação de Curitiba, em especial na composição do seu povo”.

O texto do projeto de lei confere competência ao Executivo Municipal para “promover eventos e debates objetivando a reflexão e a divulgação de temas tradicionais, educacionais e meio ambiente”, assuntos que são pertinentes à tradição tropeira no Paraná. Ainda segundo o projeto, tais ações seriam realizadas “por meio dos recursos disponíveis dos movimentos folclóricos regionalistas e da comunidade em geral, principalmente na data 19 de setembro”. Tais atividades e manifestações seriam incorporadas aos demais eventos turísticos e culturais promovidos no Município, determina a proposição.

Para Bernardi, o tropeirismo se configurou como o ciclo econômico mais decisivo para a consolidação do agrupamento humano que povoaria Curitiba.  “O tropeiro foi o homem desenvolvimentista, transformador de ideias, criador de incalculável quantidade de cidades que nasceram a partir do pouso de suas tropas, integrador da linguística nacional, elemento de difusão da gastronomia, da religiosidade, do espírito de associativismo, da medicina campeira, de atividades esportivas, das músicas e danças, hábitos e costumes regionais e correio, entre outras tantas virtudes”, esclareceu o parlamentar.

O vereador também propôs à Câmara a realização do seminário “Curitiba e o Tropeirismo”, no dia 10 de abril, a partir das 9 horas, com a participação de representantes das secretarias municipais de Educação, Turismo e Meio Ambiente, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), docentes do Grupo Uninter, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR),além de representantes da sociedade civil organizada (067.00003.2014).  

Conforme explica o parlamentar, “na atualidade, com o advento de modernas técnicas de logística, o tropeirismo passou a se constituir em um estilo de vida. A preservação de suas práticas e de sua memória significa o resgate cultural de um povo. Um resgate histórico”, reforçou o vereador Jorge Bernardi.