Bernardi pede campanha forte contra a meningite

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2007 18h05, última modificação 16/06/2021 06h31
O vereador Jorge Bernardi (PDT) mostra preocupação com o avanço de casos de meningite registrados em Curitiba e pede ao prefeito Beto Richa que intensifique as campanhas educativas, visando conscientizar a população sobre a prevenção contra doença. Pelos números oficiais, apresentados pela Secretaria da Saúde, em resposta a pedido de informação do parlamentar, a meningite de todas as etiologias mataram 39 pessoas dentre os 1.662 casos registrados no ano passado. Analisando os dados, o parlamentar conclui que as medidas preventivas adotadas pelo órgão competente  precisam ser revistas. “Precisamos de mais volume nas campanhas preventivas se quisermos alcançar a população alvo que está mais na periferia da cidade. De 2001 a 2005, tivemos uma média de 741 casos por ano, com aumento de mais de 100% em 2006. Isto é preocupante”, diz Bernardi.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, para a meningite viral não existem vacinas nem tratamento específico pela municipalidade  e a doença atinge com mais intensidade crianças menores de 12 anos. “Se considerarmos que o aumento dos números da doença é decorrente das meningites virais, então vamos intensificar a campanha por todos os meios de comunicação, através das escolas, e dotar os postos de saúde de técnicos capacitados para esclarecer procedimentos, pois sabemos que a doença pode deixar seqüelas que vão desde a surdez parcial até a alteração na coordenação motora da criança que não receber cuidados adequados e a tempo”, enfatiza Bernardi.
Modelo
O vereador salienta ainda que, “em algumas áreas, a saúde em Curitiba é considerada modelo no País. Entretanto, não sabemos como enfrentar a meningite viral que está vitimando nossas crianças. Entendemos que, por meio de  campanha envolvendo Prefeitura, clubes de serviço e sociedade organizada, de forma marcante, em todos os cantos da cidade, poderemos bloquear esta doença”, conclui.