Bancada feminina instala Procuradoria da Mulher na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2019 12h00, última modificação 10/11/2021 09h54

Nesta quinta-feira (19), em sessão solene às 19 horas no Palácio Rio Branco, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) dará posse à primeira procuradora da mulher do Legislativo, Julieta Reis (DEM), e às procuradoras adjuntas Maria Leticia Fagundes (PV) e Noemia Rocha (MDB). A iniciativa é da bancada feminina, formada por oito parlamentares – o maior número de cadeiras já ocupadas por elas na história. A solenidade é aberta ao público em geral.

Na sessão plenária desta quarta-feira (18), vereadoras fizeram o convite para que os demais parlamentares prestigiassem a solenidade. Julieta Reis destacou que a Procuradoria será “uma instância a mais” na defesa dos interesses das mulheres. Já Professora Josete lembrou que a iniciativa partiu da vereadora Maria Leticia e considerou que será um espaço importante para garantir o debate cotidiano do tema na Câmara, “para que as politicas públicas possam ter a participação do Legislativo, ter contribuições desta Casa, para avançar no sentido de assegurar o atendimento às mulheres nas mais diversas áreas (saúde, educação, assistência social, geração de renda) e possibilitar maior autonomia das mulheres”.

Durante o evento, além das três procuradoras, a coordenadora geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo, foi convidada a falar. Também será apresentado um vídeo que as parlamentares gravaram em março, para o Dia Internacional da Mulher, de combate ao feminicídio – produzido pela Diretoria de Comunicação da Câmara e divulgado nas redes sociais.

Em maio deste ano, o plenário aprovou a criação da Procuradoria da Mulher no Regimento Interno da Câmara. Proposta por Maria Leticia Fagundes (PV) e assinada pelos demais 37 parlamentares, deve ser um órgão autônomo, de combate à violência e à discriminação (011.00001.2019). Ela irá receber, analisar e encaminhar denúncias, dentre outras funções. A procuradora da mulher e as duas procuradoras adjuntas, conforme o texto acatado em plenário, devem ser vereadoras ou, na eventual indisponibilidade dessas, servidoras da Casa.