Avaliação do novo site da CMC: 63% dos participantes dão nota de 7 a 10

por Marcio Silva — publicado 13/10/2020 15h21, última modificação 13/10/2020 15h21
Usuários também apresentaram sugestões de melhoria e apontaram erros, que foram corrigidos de imediato.
Avaliação do novo site da CMC: 63% dos participantes dão nota de 7 a 10

Sugestões de internautas ajudam a melhorar o site do Legislativo. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O portal da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na Internet (curitiba.pr.leg.br), que foi totalmente repaginado e entregue à população no mês de agosto, está sendo bem avaliado pelos usuários. Isso é o que mostra o resultado de uma consulta feita no próprio site durante o mês de setembro e que teve a participação de 30 pessoas.

A enquete tinha apenas três perguntas: a faixa etária do internauta, frequência com que acessava o sistema e a nota, de 1 a 10. Havia ainda a opção de deixar um comentário sobre o que poderia melhorar. 19 participantes (63%) avaliaram o site como bom ou ótimo. “Na minha opinião é um site bastante versátil e transparente e fácil de consultar”, postou um cidadão.

Algumas das avaliações, embora positivas, apresentaram sugestões de melhoria, entre elas a realocação de links e disponibilização de conteúdos específicos, o que está sendo avaliado pela Diretoria de Comunicação Social.

Entre as 11 avaliações negativas e regulares, alguns dos usuários apontaram dificuldades em localizar informações, links quebrados e impossibilidade de acessar alguns sistemas. As queixas foram verificadas e os problemas foram resolvidos em poucos dias. Todos os participantes receberam retorno de suas avaliações e foram convidados a reavaliar o portal.

Outros dados
A maioria dos participantes da consulta (22) têm entre 35 e 59 anos de idade, o que equivale a 73% do público. Outros 6 usuários possuem entre 18 e 34; 1 tem até 18 anos; e 1 é maior de 60.

Em relação à frequência de acessos, 16 pessoas (53%) declararam acessar o site da CMC pelo menos uma vez na semana. Outros 12 (40%) entravam na página do Legislativo municipal pela primeira vez; e outros 2 usuários (6%) informaram que raramente visitam o ambiente virtual da CMC.

O portal
Principal meio de comunicação entre os vereadores e a população, o novo site alinha a Câmara de Curitiba às iniciativas nacionais de software livre capitaneadas pelo Interlegis - um programa do Senado Federal, que busca integrar e modernizar os órgãos legislativos do Brasil.

Uma das mudanças foi o uso da extensão ".leg", que tem como meta fortalecer uma identidade virtual padrão do Poder Legislativo na Internet. A atualização teve, ainda, o objetivo de facilitar o acesso da população às informações relativas ao trabalho dos vereadores, com ênfase na transmissão ao vivo do trabalho parlamentar e na transparência ativa.

Saiba mais sobre o novo portal e serviços ofertados aqui.

Restrições eleitorais

A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficias do Legislativo (YouTubeFacebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).