Autorizada a abertura de 60 vagas de analista de TI em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/10/2023 11h05, última modificação 17/10/2023 15h30
Além do cargo público de analista de TI em Curitiba, Câmara confirmou a Declaração de Utilidade Pública ao Bloco Garibaldis e Sacis.
Autorizada a abertura de 60 vagas de analista de TI em Curitiba

Vereadores confirmaram a criação do cargo de analista de Tecnologia da Informação em segundo turno unânime. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em votações unânimes, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou as duas propostas de lei que constavam na ordem do dia desta terça-feira (17) para a análise em segundo turno. Um deles, de iniciativa do Poder Executivo, é o que cria a carreira de analista de Tecnologia da Informação nos quadros da Prefeitura. O projeto prevê a abertura de até 60 vagas, preenchidas por meio de concurso público, para profissionais com graduação em cursos de bacharelado ou tecnólogos.

O vencimento básico inicial dos novos servidores da Prefeitura de Curitiba será de R$ 4.999,55, para uma jornada semanal de 40 horas. O impacto estimado aos cofres públicos, no ano de 2024, é de R$ 7,2 milhões. Conforme o projeto de lei, o cargo terá a função de “analisar, projetar, propor, gerenciar, monitorar e avaliar soluções, projetos, ações e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC], alinhados às políticas e normas de TIC e às estratégias da administração municipal”.

A carreira de analista de TI da Prefeitura teria quatro áreas de atuação: Dados e Informações; Redes e Comunicação; Sistemas e Aplicações; e Negócios. O novo cargo passa a constar na lei municipal 16.198/2023, o plano com mais carreiras do funcionalismo público de Curitiba, aprovado pelos vereadores de Curitiba em agosto deste ano. A análise em segundo turno teve 25 votos “sim” e a proposta será encaminhada para a sanção do Executivo (005.00019.2023).

Utilidade Pública de Curitiba ao Bloco Garibaldis e Sacis

Com 27 votos “sim”, o plenário da Câmara de Curitiba também concordou com a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis, bloco carnavalesco tradicional da capital, criado há 24 anos. O projeto de lei é assinado por Angelo Vanhoni (PT), Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Maria Leticia (PV) e Professora Josete (PT).

Sujeita à sanção do prefeito, a Declaração de Utilidade Pública Municipal é importante para que as organizações sem fins lucrativos possam receber emendas parlamentares e firmar convênios com o poder público (014.00029.2023). A iniciativa também foi defendida em primeiro turno, durante a sessão desta segunda-feira (16), e fomentou o debate sobre o Carnaval de Curitiba.