Ciclista curitibano Samuel Stachera é homenageado na Câmara

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 28/03/2024 07h45, última modificação 01/04/2024 09h23
Além do atleta de ciclismo Samuel Stachera, o arquiteto Bruno de Franco e o empresário Nilson Picussa receberam congratulações em plenário.
Ciclista curitibano Samuel Stachera é homenageado na Câmara

Atleta de ciclismo de pista, o curitibano Samuel Stachera recebeu de Tico Kuzma os Votos de Congratulações e Aplausos . (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, na sessão plenária desta quarta-feira (27), o atleta de ciclismo de pista Samuel Stachera. O curitibano recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos “por sua trajetória, trabalho e muito esforço”. Autor da homenagem, Tico Kuzma (PSD) relatou que o jovem começou a carreira na modalidade esportiva aos 12 anos de idade, inicialmente na categoria de ciclismo mountain bike, e que hoje acumula "13 anos de experiência competitiva".

Apoiado pela Prefeitura, Stachera integra a equipe brasileira de ciclismo de pista. O atleta já ganhou o título de campeão do ranking nacional por duas vezes. “Sua experiência internacional inclui competições representando tanto a seleção brasileira quanto a equipe local, de Curitiba”, contou Kuzma. Uma das suas disputas, continuou, “foi no evento Omnium, em 2020, onde foi o grande destaque brasileiro junto à equipe Só Pedal Curitiba, que ficou em terceiro lugar na prova”.

“O atleta persiste na busca constante pelo melhor desempenho, se destacando nos campeonatos nacionais para representar com honra e vitória a nossa cidade, Curitiba”, elogiou o parlamentar. Na próxima semana, o ciclista irá para Los Angeles disputar o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista (077.00804.2023)

Arquiteto Bruno de Franco é homenageado na CMCArquiteto e urbanista Bruno de Franco é homenageado na CMC

Também na manhã desta quarta (27), Alexandre Leprevost (Solidariedade) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao arquiteto e urbanista curitibano Bruno de Franco pelos 50 anos de referência na área. "Em toda a sua carreira profissional, executou mais de 150 projetos, entre edifícios, residências, indústrias e complexos urbanos”, frisou o vereador. 

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Franco tornou-se "referência em termos de criatividade e inovação”, continuou Leprevost. Entre diversos trabalhos de destaque, pontuou o responsável pela homenagem, “sua obra mais inovadora em termos de espaço e tecnologia é o Edifício Suite Vollard, mais conhecido como o prédio giratório de Curitiba, que na época foi extremamente inovador, composto por uma torre cilíndrica cujos apartamentos giram em torno de um núcleo central”.

“Esses são apenas alguns dos destaques do arquiteto e urbanista Bruno de Franco, que revolucionou a arquitetura da capital paranaense nos anos 1990, levando o nome de Curitiba para todo o país”, acrescentou Leprevost (077.00146.2024). A entrega do diploma foi acompanhada pela esposa do homenageado, Vera de Franco, pelos filhos Ciro e César de Franco, e pela nora Camila de Franco.

Tito Zeglin homenageia empresário Nilson PicussaCâmara de Curitiba homenageia empresário curitibano

Na mesma manhã (27), Tito Zeglin (PDT) homenageou o empresário Nilson Picussa, proprietário do estabelecimento Troca de Óleo e Filtro Picussa, especializado em serviços de manutenção e reparação de veículos automotores, localizada no bairro Boqueirão. A homenagem, com os Votos de Congratulações e Aplausos, se deve "à excelência e qualidade na prestação desses serviços aos cidadãos curitibanos e à contribuição que esta empresa tem dado a nossa cidade”, elogiou o vereador.

Os Votos de Congratulações e Aplausos, disse Zeglin, são o “reconhecimento da Câmara Municipal para quem trabalha com honestidade, com seriedade, para quem se dedica às causas do próximo”. “Continue com esse trabalho sério, que a gente confia”, concluiu (077.00796.2023).

Vereadores aprovam novos Votos de Congratulações e Aplausos

Durante esta semana, os vereadores também aprovaram novos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Na segunda-feira (25), por exemplo, Rodrigo Reis (sem partido) debateu seu pedido de homenagem à Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), que completa 44 anos de fundação (077.00164.2024). “Nós vamos fazer uma grande festa lá no parque dos tropeiros em virtude do aniversário da Cidade Industrial de Curitiba”, disse Reis.

Sargento Tânia Guerreiro (Pode) também defendeu os Votos de Congratulações e Aplausos aos 27 anos do Projeto Vida, iniciativa que "está em constante aprimoramento em realizar atividades de prevenção ao uso de drogas na linguagem apropriada para crianças", citou (077.00168.2024). “Eles fazem esse trabalho com as crianças, com os jovens, numa região que realmente precisa. Então, realmente é um trabalho muito importante”, complementou Indiara Barbosa (Novo).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques