Ativista da Saúde e líder comunitário, Roque Basso é homenageado

por Assessoria Comunicação publicado 06/02/2018 13h05, última modificação 26/10/2021 07h51

Falecido em janeiro de 2017, aos 70 anos de idade, Roque Basso será homenageado pela Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Tico Kuzma (Pros), o líder comunitário e ativista do direito à saúde denominará um logradouro público em Curitiba. Com 29 votos favoráveis, o projeto foi aprovado em primeiro turno e retorna à pauta nesta quarta (009.00031.2017), antes de seguir para sanção do prefeito.

“Nada mais justo que a Câmara possa prestar homenagens, registrando na história da cidade as personalidades e as pessoas do povo que muito fizeram pelo município”, justificou Kuzma. Durante 45 anos Roque Basso atuou no movimento comunitário, tendo por 25 anos sido coordenador da Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana). Desde 1995 foi conselheiro municipal da Saúde, participando de vários comitês de ética nos anos 2000. Foi membro do Sindicato Nacional dos Idosos.

A presença de Maria da Paz Basso, ex-mulher do homenageado, emocionou os vereadores. “Os dois [Roque e Maria] se confundiam em uma só pessoa, andavam sempre juntos, demonstrando um exemplo de família, de união e de luta”, enalteceu Tico Kuzma. “Nos conhecemos há 30 anos”, confirmou Julieta Reis (DEM), desejando que Maria da Paz “continue firme na sua luta, pelo Sítio Cercado e Bairro Novo”. “[Essa votação] é uma homenagem que a Câmara faz ao movimento comunitário, com a lembrança do Roque”, disse a vereadora. Dirigentes da Femoclam também acompanharam a votação.

Oscalino do Povo (Pode), Maria Manfron (PP), Tito Zeglin (PDT), Mauro Bobato (Pode), Marcos Vieira (PDT), Noemia Rocha (PMDB), Bruno Pessuti (PSD), Toninho da Farmácia (PDT) e Serginho do Posto (PSDB) também relataram momentos de convivência com Roque Basso, cuja atuação elogiaram, e ofereceram cumprimentos a Maria da Paz.