Associação de Kung Fu Shaolin do Norte terá Utilidade Pública de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Celso Kummer* — publicado 23/09/2025 16h50, última modificação 23/09/2025 17h01
Câmara de Curitiba aprovou título de Utilidade Pública Municipal em primeiro turno unânime.
Associação de Kung Fu Shaolin do Norte terá Utilidade Pública de Curitiba

Meri Martins defendeu a relevância das atividades da associação sem fins lucrativos e do esporte. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Último dos sete projetos da ordem do dia desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Declaração de Utilidade Pública para a Associação de Kung Fu Shaolin do Norte foi aprovada em primeiro turno unânime, com 26 votos favoráveis. O título, explicou a autora da proposição, a vereadora Meri Martins (Republicanos), destina-se a “instituições sem fins lucrativos que são reconhecidas oficialmente por sua atuação no bem-estar social e poderão receber incentivos e recursos públicos”.

“A Associação de Kung Fu Wu-shu Shaolin do Norte é uma entidade que desde 1991 tem contribuído de forma exemplar para o desenvolvimento esportivo, cultural e social da nossa cidade”, continuou. Segundo Martins, a organização já formou mais de 3 mil pessoas ao longo de três décadas de atuação, “promovendo não apenas a prática do Kung Fu, mas também valores como disciplina, respeito e cidadania”.

A vereadora também frisou que o trabalho da associação alcança praticantes de diferentes faixas etárias. No caso de crianças e adolescentes, apontou Meri Martins, o foco das atividades é o “incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão”. Também há grupos voltados à terceira idade, “oferecendo qualidade de vida, saúde e socialização” (014.00007.2025).

A autora destacou, ainda, a promoção de eventos de Kung Fu como a Copa Senda, que já registrou mais de 20 edições e integra o calendário oficial de eventos da cidade, de workshops abertos à comunidade e, de forma pioneira, a celebração do ano novo chinês em Curitiba, fortalecendo a diversidade cultural da capital paranaense (confira o relatório de atividades).

A vereadora Meri Martins também prestou homenagem póstuma ao mestre de Tai Chi Chuan, Kung Fu e Qigong, Jorge Jefromovas, falecido na semana passada. “Ele foi um verdadeiro formador de gerações. Com a sua dedicação, impactou a vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos, transmitindo valores que vão muito além da prática esportiva”, lembrou.

“A gente sabe da importância do Terceiro Setor. Ainda mais na área do esporte, que leva mais dignidade, mais saúde, tanto física quanto mental”, apoiou Rafaela Lupion (PSD). “Que a Declaração possa ajudar a divulgação deste esporte”, comentou Serginho do Posto (PSD), reforçou que as artes marciais são uma das bandeiras de Meri Martins. O projeto de lei de Declaração de Utilidade Pública Municipal retorna à pauta desta quarta (24) para a votação em segundo turno.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques