Campanha contra o assédio, violência infantil e mais notas do dia 30 de maio

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 30/05/2023 14h31, última modificação 30/05/2023 14h31
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Campanha contra o assédio, violência infantil e mais notas do dia 30 de maio

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 30 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

“Não é elogio, é assédio” I*
A vereadora Maria Leticia (PV) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para divulgar a campanha da Procuradoria da Mulher (ProMulher) contra o assédio a mulheres no ambiente de trabalho: “Não é elogio, é assédio”. “Estudos recentes mostram que mais da metade das mulheres que trabalham em empresas, já sofreu algum tipo de assédio”, relatou a vereadora, que é a procuradora da Mulher na Casa. O assédio sexual é crime, de acordo com o artigo 216-A do Código Penal, com pena prevista de 1 a 2 anos de prisão. 

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

“Não é elogio, é assédio” II*
“Nenhum ambiente está livre do fardo do assédio. Precisamos que as empresas contem com um RH forte e estratégico. Iniciamos essa campanha dentro da Câmara de Curitiba para que nossos servidores e servidoras sintam-se acolhidos”, completou Maria Leticia. A campanha contra o assédio a mulheres no ambiente de trabalho tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre o tema, além de fornecer orientações claras sobre o que constitui assédio e encorajar a denúncia de comportamentos inadequados.

Violência infantil*
Citando os dados de violência contra crianças e adolescentes divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Professora Josete (PT) chamou atenção para um problema crítico no Brasil: “a pouca idade das crianças atendidas nos hospitais vítimas de violência". "63% destas crianças estavam ainda na primeira infância, ou seja, tinham até 6 anos de idade”, informou ela. Ainda durante o pronunciamento, a vereadora ressaltou as ações promovidas para disseminar informações sobre os sinais de abuso, orientar sobre como denunciar casos suspeitos e fornecer apoio às vítimas e suas famílias. “Isso não deve se limitar apenas ao mês de conscientização contra esses crimes, o Maio Laranja, pois o que assusta é que a grande maioria destes casos acontecem dentro de casa. Não podemos nos calar diante dessa situação”, finalizou.

Entrega de obras*
Toninho da Farmácia (União) usou a tribuna da CMC para agradecer o prefeito Rafael Greca (PSD) pelas entregas de obras públicas. “O prefeito e a Secretaria da Educação deram um presente à nossa regional CIC, com a reinauguração do Centro de Educação Infantil (Cmei) Luz do Amanhã”, elogiou o vereador. Com a reforma, a unidade atenderá 125 crianças. Na sequência, Toninho também comentou a liberação de novo trecho da Linha Verde para os motoristas. “Muitos criticam a Prefeitura pela demora na entrega da revitalização, mas, quando as entregas são efetuadas, eu não vejo ninguém elogiando”, disse ele.

Parque da Barreirinha*
A revitalização do Parque Municipal Barreirinha foi citada em plenário pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade). “Destinamos emendas que complementaram os recursos necessários para a revitalização do parque”, ressaltou. Foram revitalizadas todas as alamedas do parque que é o segundo da cidade, criado em 1959 e inaugurado em 1972. “A manutenção abrange a área do estacionamento, dando uma melhor condição ao Programa Nossa Feira, que ali é realizado todas as semanas. E com a modernização no sistema de iluminação, temos mais um parque revitalizado pronto para receber a população na capital”, celebrou Leonidas.

Esporte e lazer *
Marcelo Fachinello (PSC) pede informações à Prefeitura de Curitiba sobre a regulamentação da lei municipal 16.142/2023, que institui o Selo Empresa Amiga do Esporte e do Lazer. A norma tem por objetivo estimular as pessoas jurídicas a contribuírem para a melhoria da qualidade do esporte e do lazer na capital paranaense (062.00395.2023).

Mobilidade urbana *
Pedido de informação do vereador Professor Euler (MDB), protocolado na CMC, faz indagações à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar questiona quais foram as calçadas contempladas pelo projeto Caminhar Melhor, bem como os critérios para escolha das vias favorecidas. O programa prevê a requalificação de calçadas na cidade (062.00396.2023).

Mesa Solidária*
Requerimento de Eder Borges (PP) pede informações à Prefeitura de Curitiba sobre a propriedade de imóvel localizado na rua Barão do Serro Azul, no bairro Centro. No imóvel, atualmente funciona um dos pontos do programa Mesa Solidária. A resposta, conforme o parlamentar, subsidiará a organização de audiência pública sobre as pessoas em situação de rua (062.00397.2023).

Registros da sessão*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), do pastor Simonei Rodrigues Ferraz. O aniversário de Alan Lazzarotto, segurança terceirizado da CMC, também foi lembrado em plenário.

Nota de pesar*
O vereador Mauro Ignácio (União) manifestou pesar pelo falecimento de Basilio Villani, aos 82 anos, ocorrido na última segunda-feira (29) (078.00023.2023). 

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques