Arrombamento e furto de CMEIs preocupam vereadores de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Brunno Abati* — publicado 14/03/2023 10h05, última modificação 15/03/2023 08h31
Nori Seto apresentou e o plenário aprovou sugestão ao Executivo para que a Muralha Digital vigie os CMEIs da cidade.
Arrombamento e furto de CMEIs preocupam vereadores de Curitiba

Inclusão dos CMEIs e CMAEs na Muralha Digital foi uma sugestão ao Executivo do vereador Nori Seto. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A colocação de câmeras de vídeo nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a inclusão dessas filmagens ao vivo no programa Muralha Digital, da Prefeitura de Curitiba, de monitoramento em tempo real da segurança pública. Essa foi a sugestão ao Executivo aprovada ontem (205.00066.2023), segunda-feira (13), pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O autor da indicação foi o vereador Nori Seto (PP), que alertou para os constantes arrombamentos e furtos nesses equipamentos públicos, assim como nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEs).

“Nas escolas onde existem as câmeras, elas têm efeito", justificou Nori Seto. No ano passado, a Prefeitura de Curitiba divulgou uma estatística, afirmando que os pontos vigiados pela Muralha Digital tiveram redução de 40% nas ocorrências policiais. “Sabemos que, pelos contratos de vigilância, há a reposição daquilo que é furtado, mas tem o transtorno do furto no funcionamento dos CMEIs”, afirmou o parlamentar. Oscalino do Povo (PP) pediu a palavra e apoiou a proposta do colega de partido, destacando que muitos CMEIs já estão próximos de pontos da Muralha Digital, o que facilitaria a implantação da proposta.

A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União) declarou apoio à medida e lamentou que a CMC tenha arquivado, em 2022, um projeto de autoria da parlamentar que autorizava a moradia de guardas municipais nos terrenos de creches e escolas (005.00239.2021). “Seria uma residência voluntária e benéfica à categoria, pois alguns não têm casa própria. Morando ali, com ele entrando e saindo fardado, dificilmente iriam arrombar e as unidades estariam protegidas”, defendeu Tânia Guerreiro.

Nas sessão de ontem, a CMC também aprovou uma sugestão de Sidnei Toaldo (Patriota) à Prefeitura de Curitiba, para que o Executivo traga para os parques da cidade uma iniciativa comum nas praias durante a Operação Verão. “A ideia é que as crianças de até 12 anos utilizem pulseirinhas de identificação”, explicou o vereador (205.00061.2023). “A gente sabe que os pedófilos não estão só nas praias, observando as crianças, mas nas praças e parques”, alertou Toaldo.

Ônibus de Curitiba
Duas sugestões ao Executivo, formuladas pelo vereador Dalton Borba (PDT), foram aprovadas pelo plenário e serão enviadas para a Prefeitura de Curitiba. Ambas sugerem mudanças no sistema do transporte coletivo, para, segundo o parlamentar, tornar ele “mais atrativo” e aumentar a “contrapartida” à população diante do aumento da tarifa. “Se Curitiba está na linha de frente das smart cities, com serviços de conectividade por meio dos smartphones, pode oferecer tomadas USB para a população nos ônibus”, sugeriu o parlamentar (205.00063.2023).

Dalton Borba (PDT) também requisitou o aumento da integração temporal dos ônibus da capital. “Temos 72 opções de integração temporal, mas em mais de 200 pontos ela não existe, dificultando a baldeação dos passageiros, que precisam pagar duas passagens por atravessar a rua, pois os ônibus estão um na frente do outro”, argumentou (205.00065.2023). “Não traz grande impacto financeiro”, reforçou o vereador.

Encerrando a lista de indicações aprovadas ontem na CMC, estão três sugestões aprovadas em plenário. Nori Seto pediu mais divulgação do desconto legal de 50% para idosos na inscrição em eventos esportivos (205.00044.2023). Toninho da Farmácia (União) trouxe ao plenário um pedido da comunidade da Vila Verde pela construção de uma travessia elevada na rua Emílio Romani (205.00051.2023). Já Marcos Vieira (PDT) apresenta uma proposta da população para o itinerário da linha de ônibus Bairro Novo C - 547 (205.00068.2023).

Indicações
Apesar de não serem impositivas, as indicações aprovadas na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população e são submetidas ao plenário, que tem poder para recusá-las ou endossá-las. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou a medida – a não ser os registros verbais durante o debate, que ficam disponíveis à população no canal do YouTube ou nas notas taquigráficas.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba