Aprovado projeto que obriga câmeras em postos

por Assessoria Comunicação publicado 06/02/2012 19h25, última modificação 16/08/2021 09h19
A instalação de câmeras de monitoramento pode ser obrigatória em postos de combustíveis de Curitiba. A proposta, do vereador Juliano Borghetti (PP), foi debatida e aprovada em primeiro turno nesta segunda-feira (6), na Câmara Municipal. Conforme o projeto, os equipamentos de vídeo deverão ser colocados em locais que não permitam sua violação ou remoção, além da afixação de aviso informando sobre o monitoramento. A segunda votação será nesta terça-feira (7). Se aprovada, a matéria seguirá para análise do prefeito Luciano Ducci.
Na tribuna da Casa, o parlamentar explicou que a ideia surgiu a partir de reuniões com o Sindicato dos Frentistas da Grande Curitiba, com objetivo de coibir a violência, o vandalismo e outras ocorrências que possam colocar em risco a segurança de clientes e funcionários nas proximidades destes estabelecimentos. “As câmeras deverão capturar imagens de áreas internas e externas dos postos de combustíveis, exceto em banheiros, vestiários e locais de acesso restrito”, explicou.
Pela proposta, as imagens produzidas e armazenadas não poderão ser exibidas ou disponibilizadas a terceiros, salvo por meio de requisição formal em caso de investigação policial ou para instrução de processo judicial. As imagens só poderão ser apagadas depois de 30 dias. “O monitoramento através de câmeras é um importante instrumento de repressão a crimes, além de ser ferramenta eficaz para elucidações destas ocorrências”.