Aprovada utilidade pública para o Instituto Paz no Trânsito

por Assessoria Comunicação publicado 16/06/2014 12h45, última modificação 24/09/2021 08h56

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, nesta segunda-feira (16), em primeiro turno, projeto de lei da vereadora Carla Pimentel (PSC) que declara de utilidade pública o Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN). Com a certificação, a entidade pode firmar convênios e realizar ações em parceria com a prefeitura. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Carla destacou o trabalho do IPTRAN e disse que é preciso favorecer iniciativas como essa, que valorizam a vida.

“Precisamos trabalhar para diminuir a violência no trânsito. Estamos engajados, fazemos eco para as iniciativas positivas, pois acreditamos que o trânsito pode melhorar em nossa cidade”, declarou a vereadora. Ela acrescentou que a frente tem trabalhado em conjunto com a frente parlamentar de mesma iniciativa no Congresso Nacional e ressaltou as atividades realizadas no Legislativo em alusão ao Maio Amarelo - movimento internacional que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo.

Diversos vereadores participaram do debate da proposta, reconhecendo o bom trabalho desenvolvido pelo instituto e reivindicando ações municipais que possibilitem melhoria de segurança no trânsito. Felipe Braga Côrtes (PSDB) frisou que a declaração de utilidade pública favorece a entidade, que poderá desenvolver ações em parceria com a prefeitura de Curitiba.

Na opinião do vereador, o município precisa reforçar sua presença na mídia, com mais ações de divulgação sobre o trânsito seguro. Ele acredita que as blitze de tolerância zero “estão deixando a desejar” e pediu mais respeito por parte dos motoristas às faixas de travessia dos pedestres.

Da mesma forma, Valdemir Soares (PRB) apontou que muitos motoristas não respeitam as leis de trânsito. Ele aproveitou para divulgar a campanha de sua autoria “Se mudar de pista, ligue o pisca”. “Sinalizar a conversão ou mudança de faixa é uma medida simples, que amplia a segurança de todos. Apelo aqui para que o IPTRAN repercuta esta campanha”, acrescentou.

Os vereadores Dirceu Moreira (PSL), Bruno Pessuti e Mestre Pop, do PSC, Tico Kuzma (PROS) e Chico do Uberaba (PMN) também apontaram problemas no trânsito e chamaram a atenção para medidas de segurança e humanização, como redução de velocidade e respeito à legislação.

O instituto
O Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN) foi fundado pelo casal Gilmar e Christiane Yared, pais de um dos dois jovens vitimados num bárbaro crime de trânsito, que envolveu o então deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, ocorrido na noite de 7 de maio de 2009. Segundo o site da instituição, “Christiane Yared, por sua demonstração de força e luta por justiça, passou a ser procurada por outras mães que viveram experiências semelhantes, na busca de consolo e orientação”.

Em 18 de junho de 2010, pouco mais de um ano após a tragédia familiar, foi oficializada a criação do IPTRAN, uma instituição sem fins lucrativos, não-governamental e sem vínculos partidários. Hoje, o Instituto auxilia na reestruturação psicológica de familiares e vítimas não fatais de acidentes de trânsito. “A essência da instituição é desenvolver projetos que promovam conscientização e responsabilidade em motoristas e outros atores envolvidos no trânsito, a partir de ações educativas que instiguem o comprometimento com a vida, o maior valor defendido pela instituição”, informa o site do IPTRAN.