Aprovada sugestão de integração temporal do transporte público na região norte

por Assessoria Comunicação publicado 24/04/2018 11h45, última modificação 26/10/2021 11h24

Os vereadores aprovaram, durante a sessão desta terça-feira (24), a sugestão ao Executivo de Bruno Pessuti (PSD), que solicita (203.00053.2018) a integração temporal entre as linhas São Benedito, Jardim do Arroio e Santa Felicidade/Santa Cândida. Ele explicou que a São Benedito é uma linha (236) que tem como itinerário a ligação desde o Residencial Cedros até o terminal Santa Cândida. A Jardim do Arroio (244) é uma linha que tem como itinerário a ligação desde o Residencial Paineiras e Pinheiros até o Terminal da Barreirinha. E a Santa Cândida/Santa Felicidade (924) é uma linha alimentadora entre os terminais.

“Há um grande demanda dos moradores do Residencial Cedros para que exista uma ligação até o terminal da Barreirinha. Hoje quem faz essa ligação é a Jardim do Arroio. Entretanto, a distância entre o Residencial Cedros até uma parada da linha 244 é de 1.700 metros, na Rua Fernando de Noronha, uma caminhada de 22 minutos”, disse o vereador. Bruno lembrou que a integração já existe na linha Interbairros I. “A integração solicitada poderia ser de duas horas”, defendeu o vereador que indicou um ponto na rua Teodoro Makiolka, onde os três ônibus se encontram.

“Se a prefeitura aceitar a ideia, os moradores dos Residenciais Cedros e Figueiras [mais de 620 famílias] e os moradores dos Residenciais Pinheiros e Paineiras [270 famílias] terão acesso aos terminais de Santa Cândida, Barreirinha e Santa Felicidade. Bruno salientou que não é necessário aumentar 1 metro de itinerário de transporte; não é necessário acrescentar veículos; e todos os passageiros pagam a passagem [exceto isenções].

Jairo Marcelino (PSD) lembrou que foi ele quem deu início à “linha das santas”: Nossa Senhora da Penha, Santa Cândida, Nossa Senhora do Rocio, Santa Gema, Santa Ana, Nossa Senhora do Pilar e Santa Felicidade. “É uma linha que passa pela Teodoro Makiolka”, pontuou Marcelino, que mostrou preocupação com uma eventual retirada de linhas que saíam desses locais em direção ao centro. Pessuti esclareceu que a proposta da integração temporal está ligada somente aos ônibus alimentadores.

Jairo Marcelino ainda solicitou votos de aplausos e congratulações, ao Soldado PMSC Peterson Plinta (077.00131.2018) e a inserção nos Anais desta Casa da publicação do jornal Gazeta do Povo com o título "Lei de Zoneamento é oportunidade da Câmara de Curitiba mostrar que está melhor", de 20 de abril deste ano, pelo jornalista João Frey (055.00004.2018). Oscalino do Povo (Pode) sugeriu ainda o aproveitamento do espaço central do Passeio Público para atividades culturais (203.00052.2018). Geovane Fernandes sugeriu a implantação de rede de água pluvial entre a Rua Conde São João das Duas Barras e Rua Paulo Setúbal, no Bairro Hauer (203.00050.2018).

Cicloturismo
O plenário acatou ainda dois votos de congratulações e aplausos sugeridos por Goura (PDT), que se referem a Antônio Olinto Ferreira (077.00132.2018) e Rafaela Asprino (077.00133.2018), “referências em cicloturismo”, segundo Goura. Recentemente os homenageados estiveram lançando um documentário na Cinemateca sobre suas viagens na Turquia e no Irã. De acordo com Goura, eles também fazem trabalho de guia turístico.

“São divulgadores dessa prática que alia desenvolvimento econômico, preservação ambiental e uma forma diferente de fazer turismo”, afirmou o vereador. Goura disse que seu mandato está propondo a criação do Circuito de Cicloturismo do Alto Iguaçu. “Na Assembleia, Ney Leprevost já apresentou um projeto nesse sentido. Ele se encaixa em algo maior que é o Corredor Cicloturístico do Rio Iguaçu, ligando Curitiba a Foz do Iguaçu por meio de circuitos regionais de cicloturismo”.