Aprovada Declaração de Utilidade Pública de Curitiba para Narcóticos Anônimos

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/10/2023 16h20, última modificação 16/10/2023 09h38
Vereadores aprovaram, em primeiro turno, o apoio da Câmara de Curitiba à Associação Juntos Para-NA.
Aprovada Declaração de Utilidade Pública de Curitiba para Narcóticos Anônimos

Vereador Pier Petruzziello é autor do projeto que reconhece o trabalho social dos Narcóticos Anônimos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (11), os vereadores aprovaram a concessão da Declaração de Utilidade Pública para a Associação Juntos Para-NA, que é a representação, em Curitiba, da organização internacional Narcóticos Anônimos (NA). O projeto é uma iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP), para apoiar o grupo, sem fins lucrativos, que oferece uma rede de apoio e uma metodologia para as pessoas que desejam superar a dependência química. “O Narcóticos Anônimos está em 144 países, com mais de 6 mil grupos”, destacou Petruzziello.

Pioneira no Sul do Brasil, a associação Juntos Para-NA disponibiliza à população uma central telefônica para quem busca superar a dependência química, além de oferecer reuniões para troca de vivências entre os ex-dependentes químicos (014.00047.2023). No relatório de atividades apresentado pela Juntos Para-NA, a associação informa que realiza 90 reuniões do NA por semana, tendo 18 grupos de apoio nos bairros da capital. 

A votação foi em primeiro turno, logo a proposição retornará ao plenário na semana que vem, segunda-feira (16), para ser referendada em segunda votação. Regida pela lei complementar municipal 117/2020, a Declaração de Utilidade Pública concedida pela CMC é necessária, por exemplo, para que as organizações da sociedade civil (OSCs) possam firmar convênios com o poder público. A norma coloca como condições para a titulação a realização de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades.

Homenagem ao jornalista Fábio Buchmann é confirmada em segundo turno

Por unanimidade, nesta quarta-feira, foi confirmada a homenagem póstuma ao jornalista e músico Fábio Tomich Buchmann. Quando faleceu, aos 45 anos de idade, ele era o repórter mais antigo da CBN Curitiba, com 16 anos na emissora, sendo uma das vozes mais conhecidas do radiojornalismo paranaense. A CMC decidiu dar o nome do profissional a uma praça do bairro Jardim Social, localizada na rua Ozório Duque Estrada. “Que essa homenagem conforme o coração da família”, desejou Herivelto Oliveira (Cidadania), hoje, lembrando que não estava na CMC por ocasião do primeiro turno.

A indicação de Fábio Buchmann para denominar um logradouro público (008.00012.2022) foi protocolada pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode), tendo a coautoria dos vereadores Dalton Borba (PDT), Denian Couto (Pode, atualmente deputado estadual), Herivelto Oliveira, Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (PP), Pier Petruzziello (PP), Sargento Tânia Guerreiro (União), Serginho do Posto (União), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT).

O plenário também confirmou, em segundo turno, a Declaração de Utilidade Pública para a Associação de Handebol do Paraná (014.00006.2023). A pedido do vereador Tico Kuzma (PSD), a CMC reconheceu o trabalho social da associação, que tem oferecido capacitação gratuita aos professores e educadores da rede municipal de ensino, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, como forma de difundir o esporte na capital do Paraná (confira o relatório de atividades da AHP).