Aprovada a Frente Parlamentar de Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 03/08/2021 17h40, última modificação 11/08/2021 16h03
Colegiado terá, a princípio, a participação de 13 vereadores. Uma das suas finalidades será a luta pela aprovação de proposições legislativas que aperfeiçoem a promoção do turismo e a retomada econômica.
Aprovada a Frente Parlamentar de Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo

Jornalista Márcio Barros é o presidente da nova frente parlamentar em atividade na CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com a finalidade de tratar de questões relacionadas ao combate dos efeitos da pandemia da covid-19 enfrentados pelo mercado de bens e serviços municipais e de buscar soluções para fortalecer e incentivar o turismo regional, foi criada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a Frente Parlamentar de Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo. O registro do colegiado (422.00001.2021), que já conta com a participação inicial de 13 vereadores, foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira (3).

Propositor e presidente da frente parlamentar, Jornalista Márcio Barros (PSD) defendeu que sua criação é necessária pois boa parte dos assuntos hoje debatidos pela Câmara de Vereadores é relacionado à retomada econômica da cidade. “Quando se fala em retomada, precisa ser rápida e eficiente. Precisa ser muito assertiva. Precisamos ouvir, discutir, fomentar ações de curto, médio e longo prazo. A gente sabe que o turismo é tratado desta forma: alguns pacotes turísticos são vendidos com seis meses, um ano de antecedência. E nós temos que pensar desta forma também”, destacou.

Ao lado de Fachinello na condução dos trabalhos da Frente Parlamentar de Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo estarão Marcelo Fachinello (PSC) e Alexandre Leprevost (Solidariedade), respectivamente como primeiro e segundo vice-presidentes. No debate em plenário, ambos destacaram o potencial do turismo, principalmente o de negócios, para o aquecimento da economia da capital paranaense.

“A frente parlamentar vai nos dar a possibilidade de aproximar do setor e proporcionar a retomada de negócios no pós-pandemia. O turismo de negócios, antes da pandemia, vinha em franca expansão na cidade”, disse Fachinello, ao informar que Curitiba era, em 2019, a sexta cidade mais procurada na América Latina para o turismo de negócios. Para ele, a frente vai ajudar para criar, de forma permanente, um ambiente para o fortalecimento do turismo na capital. Já para Leprevost, Curitiba pode ser enxergada de forma mais efetiva na área. “A frente terá um foco para que a vida turística volte a brilhar na nossa cidade.”

 Também integrante do colegiado, João da 5 Irmãos (PSL) reforçou que um dos principais desafios da frente parlamentar será debater pautas como a proteção aos empregos, proteção “à parte mais fraca da sociedade”, além da “flexibilização dos empréstimos através do fundo de aval” e maior publicidade aos serviços institucionais que a prefeitura já presta para os pequenos e médios empreendedores. O turismo, emendou, pode ser alavancado com o avanço da vacinação em Curitiba e no Brasil, que já pode ser sentido com a redução dos números da covid-19.

A nova frente parlamentar
A Frente Parlamentar de Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo é a sexta a ser instalada na 18ª legislatura e funcionará até o final dela, em 2024. Entre as suas principais finalidades, está o acompanhamento da política governamental, dos projetos e programas direcionados ao turismo, e ao mercado de bens e serviços; a luta pela aprovação de proposições legislativas que aperfeiçoem a promoção do turismo e a retomada econômica; o apoio à simplificação da carga tributária, a desburocratização, a livre iniciativa e o estímulo à qualificação profissional.

O colegiado também irá trabalhar pelo aumento da efetividade das políticas públicas, programas e mecanismos existentes e, quando necessário, desenvolver ou sugerir a adoção de outros mais apropriados ao desenvolvimento e promoção do turismo e do comércio; e pela definição de ações conjuntas para o fortalecimento do município como capital turística modelo, e construir imagem de capital segura para o turista.

Além de Alexandre Leprevost, João da 5 Irmãos, Jornalista Márcio Barros e Marcelo Fachinello, assinam o requerimento de registro da frente parlamentar (422.00001.2021) os vereadores: Amália Tortato (Novo),Denian Couto (Pode), Indiara Barbosa (Novo), Leonidas Dias (Solidariedade), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Pier Petruzziello (PTB), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT). Também participaram do debate de hoje Flávia Francischini (PSL) e Osias Moraes (Republicanos), que se comprometeram a apoiar o colegiado.

O que é uma frente parlamentar?
Frentes parlamentares são grupos suprapartidários, formados por pelo menos 10 vereadores, com a atuação voltada a um tema específico, de interesse da acidade. Na CMC, a criação de frentes parlamentares foi regulamentada pelo ato 3/2013, da Mesa Diretora. Esse grupo não traz custos adicionais para o Legislativo, pois às suas atividades é vetada a “contratação de pessoal, fornecimento de diárias, passagens aéreas e demais despesas”. As frentes têm direito a solicitar o espaço físico do Legislativo, desde que não haja interferência nas sessões plenárias e reuniões de comissões; têm estatuto; e são dissolvidas ao término das legislaturas.

Clique aqui para conhecer as frentes parlamentares já em atividade nesta legislatura.