Apresentado planejamento estratégico da CMC aos vereadores de Curitiba

por Claudia Krüger — publicado 02/07/2021 13h50, última modificação 02/07/2021 14h39
Plano reúne esforços de todos os setores do Legislativo para engajamento em ações de curto, médio e longo prazo.
Apresentado planejamento estratégico da CMC aos vereadores de Curitiba

Reunião para apresentar resultados preliminares da análise foi realizada nessa quinta-feira, por videoconferência. (Reprodução/Zoom)

Estabelecer ações de curto, médio e longo prazo. Esse é o objetivo do planejamento estratégico para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), cujos resultados preliminares do trabalho feito junto aos setores responsáveis pelas atividades legislativas e administrativas da Casa foram apresentados nessa quinta-feira (2). A iniciativa integra um projeto de gestão e se trata de conjunto de processos para otimizar recursos e esforços da instituição em busca de maior organização e eficiência no resultado das ações. 

O presidente do Legislativo, vereador Tico Kuzma (Pros), fez a abertura oficial do encontro e passou a palavra ao assessor de projetos e gestão do Legislativo, Thiago Soares. Na apresentação, ele afirmou que o trabalho apresentado ali era resultado de esforços de todos os setores da Câmara de Curitiba, incluindo gestores e servidores. De acordo com Soares, os elementos destacados sobre a instituição no diagnóstico inicial devem servir de subsídio para a previsão de ações dentro do Legislativo já no próximo Plano Plurianual (PPA) 2022/2025, que contemplará as diretrizes a serem seguidas nos próximos quatro anos. 

Neste primeiro momento, o comitê gestor, formado por servidores de diversas áreas, fez uma avaliação geral da CMC, utilizando a técnica da análise SWOT. Pela metodologia, são identificadas oportunidades, fortalezas, fraquezas e ameaças ao Legislativo, no âmbito geral. Agora, parte-se para o estudo específico de cada setor que integra as atividades legislativas e administrativas, com o objetivo de gerar engajamento e efetividade nas ações que serão implementadas na Casa. 

O trabalho conjunto foi salientado por Soares. “Fizeram uma análise SWOT segmentada a cada área da Câmara. Ao todo foram 17 análises que se basearam em entrevistas e reuniões, ouvindo e entendendo o que cada servidor tem como angústia e tem como orgulho”, frisou. 

Como resultado dessa primeira fase, ele apresentou itens como visão, missão, perspectiva de futuro, propósitos e valores que devem nortear as atividades no Legislativo Municipal. Entre os objetivos está o trabalho incessante pela transformação positiva da sociedade e o fortalecimento da democracia. A empreitada deve estar embasada em valores como ética, transparência, independência e compromisso com as demandas sociais. 

A diretora-geral da CMC, Jussana Marques, exaltou o trabalho desenvolvido pelo comitê gestor e reforçou a importância da iniciativa. “Com esse instrumento, esperamos melhorar a imagem da Câmara perante a população, mostrando que tanto os servidores quanto os vereadores são comprometidos e desenvolvem papel fundamental no fortalecimento da democracia e na construção de uma sociedade mais justa”, disse. 

Na oportunidade, diversos servidores e vereadores se manifestaram em apoio ao plano e deram sugestões ao trabalho. “As melhorias sempre irão existir, mas quando se tem uma base, fica tudo mais fácil”, pontuou Marcos Vieira (PDT). Para o vereador João da 5 Irmãos (PSL), a CMC poderia se aproximar da população com audiências públicas nas administrações regionais da capital, após o fim da pandemia. O primeiro vice-presidente, Alexandre Leprevost (Solidariedade), elogiou o trabalho remoto executado na pandemia da covid-19. “A CMC está mantendo a segurança de seus servidores e funcionando com extrema competência”, declarou. 

Histórico

A iniciativa para se estabelecer ações ao Legislativo começou na gestão passada, em 2020, com o então diretor-geral da CMC, Daniel Dallagnol, hoje lotado na Controladoria do Legislativo e integrante do comitê gestor responsável pelo trabalho. Desde então, a ferramenta vem sendo aprimorada e passou a contar com a participação de todos os setores da CMC na construção de um plano de ação decenal efetivo e condizente com a realidade da instituição. 

Além de Dallagnol, compõem o comitê Thiago Soares, assessor de projetos, Jussana Marques, diretora-geral, Izabela Marchiorato, do Departamento de Processo Legislativo, Adriana da Luz Pereira, do Departamento de Administração e Finanças, Ricardo Tadao, da Procuradoria Jurídica, Carlos Barbosa, da Escola do Legislativo, Deini Porto, da Diretoria de Tecnologias de Informações e Comunicações, e Leonardo Albuquerque, da Diretoria de Patrimônio e Serviços.

Legislação

Tramita na Câmara de Curitiba projeto de resolução que determina como ocorrerá a confecção desse plano, assim como a coordenação e monitoramento do andamento dos trabalhos (004.00002.2021). A matéria foi apresentada pela Comissão Executiva, formada por Tico Kuzma, Flávia Francischini (PSL) e Professora Josete (PT), primeira e segunda secretárias, respectivamente. 

No mês de abril, a Mesa Diretora promoveu reunião com as chefias administrativas, a fim de alinhar ações, metas e prazos para a elaboração de um plano de trabalho (leia mais). Já em novembro do ano passado, a CMC aprovou resolução referente ao planejamento mas, com a atualização proposta, a legislação será revogada.