Anunciado concurso para nutricionistas

por Assessoria Comunicação publicado 29/09/2005 17h10, última modificação 01/06/2021 15h10
A proposta do vereador Jair Cézar (PTB) de garantir nutricionistas nos programas e serviços municipais em que são desenvolvidas atividades relacionadas com alimentação e nutrição humana já começa a dar resultado. Na tarde desta quinta-feira (29), na Câmara de Curitiba, no seminário sobre a atuação do nutricionista do serviço público, o secretário Michele Caputo Neto, da Saúde, prometeu a realização de concurso público no início do ano que vem para contratação de mais profissionais. Os dados de pesquisa elaborada pelo parlamentar sensibilizou o secretário. "São José dos Pinhais, que tem 1/6 da população de Curitiba, tem o mesmo número de nutricionistas na Prefeitura", comentou.
Segundo Jair Cézar, a idéia de realizar o seminário foi para aperfeiçoar seu projeto em tramitação na Câmara e discutir o campo de atuação dos nutricionistas. “A nutrição deve ser elemento básico da educação, desde a formação do ser humano. Devemos conhecer nosso corpo, o que estamos comendo e saber a função dos alimentos para o nosso organismo”, afirmou Cézar em seu discurso de abertura.
Atuação
A nutricionista Angela Cristina Lucas de Oliveira, do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, comentou a atuação profissional na Prefeitura. Os programas desenvolvidos, parcerias com instituições de ensino e a atuação junto à comunidade, através do Restaurante Saudável, por exemplo. Sirley Teresinha Molleta Valaski, nutricionista da Secretaria Municipal da Educação, comentou as atividades desenvolvidas pela Pasta, desde os critérios para elaboração do cardápio até os pontos de distribuição de alimentos.
A mesa de abertura foi formada pela conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região, Lili Purim Niehus; os secretários da Saúde, Michele Caputo Neto, de Abastecimento, Antônio Poloni, e o diretor de logística da Secretaria da Saúde, Cilos Roberto.  A atuação dos profissionais foi apresentada, ainda, por Zilá Giacomini, da Secretaria do Abastecimento; Marídia Scarpari de Castro, do Instituto de Ação Social do Paraná; Silvia do Amaral Rigon, do Consea; Raul von der Heyde, do serviço público. O seminário encerrou após debate com os participantes do evento, que reuniu profissionais de instituições públicas e privadas.