Antes do recesso, Câmara aprova indicações para ampliar vacinação

por José Lázaro Jr. — publicado 30/06/2021 18h27, última modificação 30/06/2021 18h27
Os vereadores também apoiaram a criação de serviço de atendimento psicológico às famílias enlutadas que perderam pessoas para a covid-19.
Antes do recesso, Câmara aprova indicações para ampliar vacinação

Com a pandemia, as sessões da CMC são feitas por videoconferência. (Foto: CMC)

Para não deixar de votar sugestões ao Executivo sobre a condução da vacinação na capital do Paraná, nesta quarta-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estenderam a sessão plenária por quase duas horas. Em julho, a CMC estará em recesso parlamentar, reunindo-se apenas por convocação extraordinária, logo os parlamentares, sob a presidência de Tico Kuzma (Pros), aproveitaram para aprovar indicações que “tapam buracos” da vacinação, aprimorando o atendimento à população.

É o caso, por exemplo, do pedido para que a Prefeitura de Curitiba divulgue diariamente o número de doses disponíveis para aplicação na data seguinte (203.00335.2021). A iniciativa é do Professor Euler (PSD), para quem a divulgação do dado permitirá à população planejar seu deslocamento, ou não, até os locais de vacinação. “A transparência nas informações é essencial para não gerar desconfiança nos cidadãos, que saberiam se há imunizantes suficientes para atender os munícipes no dia seguinte”, ponderou o parlamentar.

No mesmo sentido, de cobrir potenciais pontos fracos da campanha de vacinação em Curitiba, Maria Leticia (PV) solicita que o Executivo amplie os locais de aplicação dos imunizantes para além dos 17 em uso atualmente (203.00348.2021). “É preciso facilitar o acesso às pessoas em condição de vulnerabilidade social, garantindo que os residentes em bairros distantes tenham seu direito à vacinação contemplado”, defendeu a vereadora.

Outra melhoria pontual, sugerida por João da 5 Irmãos (PSL), trata de fornecer estruturas de apoio a quem ficará na fila da vacinação durante o inverno. Pegando um caso específico, o vereador sugere que o ginásio da Escola Elza Lerner, no bairro Cajuru, seja usado para abrigar as pessoas que aguardam a imunização contra a covid-19 (203.00337.2021). “Quem aguarda ali não tem onde se abrigar nos dias de chuva”, justificou.

Grávidas menores de idade
A inclusão de quatro grupos entre as prioridades da vacinação passou pelo plenário da CMC. Maria Letícia pediu que as gestantes e puérperas com idade abaixo dos 18 anos de idade também sejam contempladas pela campanha de vacinação (203.00326.2021). “É preciso pensar na interrupção dos serviços de orientação familiar e de métodos contraceptivos que dura mais de um ano, acarretando em gravidezes indesejadas por meninas e adolescentes mais suscetíveis à violência sexual nesse momento pandêmico em que vivemos”, justifica a parlamentar.

Também foram aprovadas indicações para a inclusão dos profissionais de laboratórios de análises clínicas (203.00329.2021) e dos taxistas (203.00336.2021) entre quem deve ser imunizado logo, pela exposição ao vírus causada pela atividade laboral. As sugestões, respectivamente, foram apresentadas pelo Professor Euler e pelo Pastor Marciano Alves (Republicanos) e aprovadas, em votação simbólica, pelo plenário.

Já Alexandre Leprevost (PSD) percebeu que a Feira do Artesanato, na praça Osório, tem autorização para funcionar até as 19 horas, mas que isso congestiona a venda de comida no local, uma vez que as pessoas saem do expediente no final da tarde e, tradicionalmente, param ali para uma refeição. Ele pede que o Executivo aplique à feira o horário estendido, até as 21 horas, para corrigir esse problema (203.00333.2021). Nori Seto (PP) pede a continuidade das visitas de carro ao Zoológico de Curitiba (203.00347.2021).

Atendimento aos enlutados
Relatando que a implantação de um serviço de atendimento a famílias enlutadas está em vias de ser implantado em Curitiba, numa parceria da Prefeitura de Curitiba com a sociedade civil organizada e com as entidades de capelania, Noemia Rocha (MDB) aprovou, na CMC, uma sugestão que apoia a iniciativa (203.00323.2021). “São 6,2 mil mortes, que potencialmente atingiram 60 mil pessoas, considerando as famílias das vítimas”, calculou a vereadora.

Debatido na sessão de ontem, mas votado na de hoje, Pastor Marciano Alves enfatizou a sugestão ao Executivo para que assistentes sociais assumam a atribuição, nas UPAs em que há atendimento de pacientes com covid-19 (203.00332.2021). “Nos últimos meses, cresceu o número de internados e os profissionais de saúde estão esgotados. Muitas vezes não conseguem dar notícias, então a presença do assistente social seria fundamental para acalmar os familiares”, justifica o parlamentar.

Apesar de não serem impositivas, as indicações aprovadas na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los e submetidas ao plenário. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.