Ampliação do Polo da Prudente de Moraes segue para sanção do Executivo

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 19/04/2022 14h45, última modificação 19/04/2022 14h49
Vereadores também confirmaram, em segundo turno, a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba ao advogado Adriano Bretas, famoso pela atuação no âmbito da Operação Lava Jato.
Ampliação do Polo da Prudente de Moraes segue para sanção do Executivo

Projetos discutidos em segundo turno tiveram votações positivas na CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Segue para análise do Executivo a ampliação do Polo Gastronômico da Alameda Prudente de Moraes, confirmada em segundo turno, nesta terça-feira (19), pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). De iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), a proposta estende até a alameda Augusto Stellfeld a área especial do Centro, como forma de induzir o desenvolvimento da região (005.00198.2021).

Criado pela lei municipal 15.428/2019, o Polo da Prudente de Moraes ia originalmente da Carlos de Carvalho até a Saldanha Marinho. Com a mudança, ganhará mais uma quadra, estendendo a outros comerciantes os benefícios previstos no artigo 121 do Plano Diretor - como a flexibilização do uso do passeio público, a autorização simplificada para eventos e para intervenções decorativas na via pública e a preferência no fechamento de ruas em datas específicas. Se não sofrer vetos do Executivo, a norma entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial do Município. 

Cidadão Honorário
Repetindo o resultado positivo da véspera, a CMC confirmou, em segunda votação, que concederá a Cidadania Honorária de Curitiba ao advogado Adriano Bretas (006.00003.2022). A homenagem é uma iniciativa do vereador Denian Couto (Pode), que destacou em plenário, no dia anterior, a presença de Bretas nos cursos superiores de Direito da capital e a atuação do advogado em grandes casos, como as delações premiadas realizadas no âmbito da Operação Lava Jato.

Adiamento
A pedido do autor, Dalton Borba (PDT), foi adiada por 35 sessões a votação em primeiro turno do projeto de lei que criaria um polo gastronômico no Boqueirão (005.00015.2020). Ao justificar a medida, que adiará para agosto a apreciação do projeto em plenário, Borba anunciou que irá se afastar da CMC nos próximos dias por motivos de saúde.